Faleceu antigo presidente do PS Ferraz Abreu.

2015-06-27 08:59

Categoria: 

Concelho: 

Faleceu Ferraz Abreu. O antigo presidente do PS morreu, esta sexta-feira, aos 98 anos. Natural de Sever do Vouga, Ferraz Abreu era licenciado em medicina pela Universidade do Porto e na política desempenhou as funções de presidente do PS entre 1987 a 1991, sob as lideranças de Vítor Constâncio e Jorge Sampaio.

No PS, foi coordenador do setor de saúde no gabinete de estudos (de 1980 a 1988), membro do Secretariado Nacional e porta-voz para a saúde entre 1985 a 1987. Exerceu funções de vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS entre 1983 a 1986, tendo também sido líder da bancada socialista entre 1986 a 1987.

O secretário-geral do PS, António Costa, manifesta “profundo pesar” pela morte do antigo presidente dos socialistas Ferraz de Abreu, destacando-o como “um grande lutador pela democracia” ao longo da sua vida. Numa nota enviada à agência Lusa e subscrita por António Costa, salienta-se que, “em sinal de respeito e homenagem” a Ferraz de Abreu, a direção nacional decidiu colocar a meia haste as bandeiras das sedes do partido.

António Costa sublinha depois que Ferraz de Abreu, como deputado (em representação do distrito de Aveiro) e presidente do Grupo Parlamentar do PS, “granjeou sempre o respeito e admiração de todos, seus camaradas e adversários políticos”.

“Médico de profissão soube sempre trazer para a atividade política o respeito pelo outro e uma urbanidade sempre exemplar. Neste momento doloroso, o PS e o seu secretário-geral apresentam as suas mais sentidas condolências a toda a família e aos muitos amigos do camarada Ferraz de Abreu, associando-se à sua dor, partilhada por todos os socialistas”.

Foto: Observador