Executivo prudente na entrega de relatório do Grupo de Trabalho da Colónia Agrícola.

2015-05-07 11:06

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Executivo Municipal de Ílhavo revela otimismo moderado perante o relatório do Grupo de Trabalho da Colónia Agrícola – Senhora dos Campos. Este grupo foi constituído por iniciativa da Secretaria de Estado do Tesouro, do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional e do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural em 2014.

Representantes das direções gerais de Agricultura e Desenvolvimento Rural, de Agricultura e Pescas do Centro, do Tesouro e Finanças, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas trabalharam com a autarquia na avaliação das situações de uso e fruição de património imobiliário do Estado na área da Colónia Agrícola da Gafanha, na avaliação das possibilidades de regularização da titularidade dos bens imóveis que se encontram na área em causa e na proposta de um modelo de gestão do património do Estado existente, designadamente no âmbito das finalidades da Bolsa Nacional de Terras.

Pedro Martins, vereador eleito pelo PS, afirma-se ceticismo pela forma como se desenha a solução para a regularização das propriedades e que pode levar os residentes a investir dinheiro. “Apesar deste meu ceticismo relativamente à solução global não podemos deixar de saudar o esforço da autarquia o empenhamento do presidente. A conclusão do relatório aponta dificuldades quando fala na necessidade de criar um regime legal de exceção”.

Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de Ílhavo, revela que a população vai ter que dizer até onde quer ir para resolver os problemas do passado (com áudio).

Ao longo últimos sete meses foram realizadas reuniões de trabalho para verificar ao dados existentes e para definir contributos para a elaboração do Relatório. O Relatório Final foi enviado à Ministra da Agricultura e Mar e confirma o Plano de Intervenção no Espaço Rural da Senhora dos Campos, já em elaboração, como via importante para a regularização do território.