Executivo Municipal de Aveiro aprova alteração do loteamento do Centro Comercial Glicínias para permitir ampliação.

2018-01-26 07:48

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro deu luz verde à alteração do loteamento do Centro Comercial Glicínias, licenciamento da sua Ampliação e Contrapartidas ao Domínio Público Envolvente.

A Vougainvest prepara a ampliação do Centro Comercial num investimento de 40 milhões de euros preparando-se para investir 1,5 milhões em acessibilidades na área envolvente.

Essa intervenção já tinha sido apresentada publicamente em setembro do ano passado tendo sido realizada a audição pública formal da proposta de alteração do loteamento do Glicínias, operação base para o licenciamento da ampliação do Centro Comercial, tendo o Presidente da Câmara despachado o processo de que o Executivo Municipal tomou formal conhecimento esta semana.

Nas melhorias previstas está o alargamento do tabuleiro da EN109, na passagem superior sobre a Linha do Norte (ferrovia), com ligação em três faixas em cada sentido do trânsito na ligação entre o cruzamento da Estrada de São Bernardo junto ao Pingo Doce e a Rotunda do Eucalipto / das Glicínias, sobre a EN109, com atravessamento inferior à EN109 para peões e bicicletas, no viaduto da Linha do Norte.

Está prevista a reestruturação do cruzamento da EN109 com a EN235, de forma a permitir que o tráfego que entra na EN109 vindo da EN235 e se dirige para norte, possa entrar diretamente no túnel, retirando-o da circulação na Rotunda do Eucalipto / das Glicínias.

Outra das medidas é a reestruturação do eixo de ligação entre a Rotunda do Eucalipto / das Glicínias e a Rotunda localizada à frente da entrada principal do Centro Comercial, assim como criação de um novo acesso de entrada na área do loteamento no sentido sul/norte entre a Rotunda do Eucalipto / das Glicínias e a Linha do Norte.

Para mais tarde a autarquia anuncia a construção de uma Rotunda na Rua Direita de Aradas e a execução da malha viária envolvente do lado nascente do Centro Comercial, com construção e qualificação da rede viária de ligação à Passagem Superior sobre a Linha do Norte junto à EB 2,3 de São Bernardo.

Tratando-se de uma área de grande densidade comercial e habitacional, a Zona das Glicínias constitui uma das centralidades mais “fortes da cidade” e a autarquia diz que a melhoria das acessibilidades é essencial ao projeto de ampliação.