"Eu quero o bem do Rossio como cada um de vós. Temos que ser objetivos" - Ribau Esteves.

2018-07-11 09:44

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ciclaveiro, Juntos pelo Rossio, A CORDA e Plataforma Cidades continuam a defender a manutenção do Rossio como jardim público e a Associação Comercial assume não ter uma posição fechada admitindo, no entanto, a construção do parque de estacionamento subterrâneo uma vez que os associados da hotelaria assumem a importância da obra.

E perante todas as posições ouvidas, Ribau Esteves mantém que é necessário esperar pelos estudos geotécnicos e de viabilidade para perceber se o estacionamento tem ou não integração.

E foi mais longe. Diz que é necessário colocar alguma objetividade nas análises e perceber se a área verde cresce ou diminui. Admite que surjam surpresas atendendo ao que é a realidade atual e a ocupação prevista quanto a espaços verdes.

O autarca de Aveiro foi um dos participantes no debate promovido esta noite pelos movimentos cívicos e reafirmou que a requalificação do Rossio é para levar por diante reservando para os dados do estudo técnico uma função relevante ao nível das opções mas sem perder de vista a criação de uma praça urbana naquela área.

O terceiro debate mostrou a determinação do autarca de Aveiro de avançar para a criação de uma praça urbana e se tal for possível com estacionamento subterrâneo.

"Em setembro todos os estudos vão estar terminados para analisar a ideia base”, esclareceu o autarca que pede objetividade na análise. “Todos achamos algo mas as nossas impressões têm que ser objetivas"."Eu quero o bem do Rossio como qualquer outro de vocês, agora temos de ser concretos e objetivos".

O autarca admitiu que a imagem de um terreiro em saibro pode não ser exatamente assim uma vez que a escolha de materiais ainda não é tema de conversa. E sobre a circulação naquela área assume que gostaria de a ver reduzida a um sentido.

Ribau Esteves afirma que tal como os restantes cidadãos quer o melhor parta o Rossio e lemba que em Elvas, numa praça histórica em património da humanidade, foi construído estacionamento num processo difícil mas útil (com áudio)

Fernando Neto falou no momento dedicado ao público para dizer que a esperança dos que são contra o estacionamento subterrâneo está na falta de viabilidade económica (com áudio)

O Agrupamento Aberto de Associações de Aveiro constituído pela A CORDA, Ciclaveiro, Juntos pelo Rossio e Plataforma Cidades defende a manutenção do conceito de jardim no Rossio.

David Iguaz, do movimento Juntos pelo Rossio, diz que antes de pensar em novos estacionamentos, a autarquia deve sinzlizar os que existem e aproveitar a área junto à ponte de São João (com áudio).