Estudo prévio do projeto de remodelação da Rotunda da Praia da Barra aprovado na AMI desta noite.

2016-02-20 01:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O estudo prévio do projeto de remodelação da Rotunda da Praia da Barra, 'passou' por maioria, esta noite, na Assembleia Municipal de Ílhavo (AMI) com os votos da maioria (PSD) e do PP e a abstenção das bancadas do PS, BE e PCP. O documento está disponível para consulta no site da Câmara de Ílhavo.

O objetivo é resolver os graves problemas de trânsito "que será, assim, feito com maior rapidez nas entradas e saídas na Barra e Costa Nova", assegura a autarquia. O projecto ascende aos 1,3 milhões de euros, com a construção de um viaduto na zona da Rotunda da Barra que será rebaixada.

Na perspetiva de Fernando Caçoilo, líder autárquico, a proposta é "muito boa", estando salvaguardadas as questões das ciclovias para a Barra e Costa Nova. "Não há alterações nisso", garantiu. "É o principal ponto de conflito de trânsito" no Concelho de Ílhavo, sendo esta, na sua opinião, uma solução que permitirá "mais capacidade na entrada e saída de viaturas. A mobilidade será mais eficaz e a segurança das pessoas aumenta, no tráfego automóvel. Não haverá entupimento no trânsito. O estacionamento automóvel também será o suficiente, não é preciso estacionar os carros na Ria", disse. No pico do Verão os problemas "serão minimizados". É uma solução em termos ambientais "agradável". A entrada nas praias de Ílhavo "terá muita qualidade".

Na opinião do socialista Luís Leitão a solução, proposta pela Câmara, será "a grande obra do regime, feita antes das eleições de 2017". O custo da obra "não me preocupa", referiu, adiantando que espera que seja "uma solução bem pensada". Para Luís Leitão a situação da circulação rodoviária na Barra, actualmente "não é nada boa" e a solução da CMI "é interessante". O 'estacionamento selvagem' "é um problema" e a Praia da Barra tem estado com "lotação esgotada", frisou, sublinhando "ser necessário encontrar soluções para o problema".

José Firmino do PCP disse que não se sentia habilitado para discutir o estudo. A solução "aparentemente é boa". "O trânsito parece que fluirá. Justifica-se esta solução para a resolução da situação. A minha dúvida é se aquela zona tem capacidade para receber tanta gente".

Carla Lima do Bloco de Esquerda questionou "a prioridade" da obra. "Será um investimento prioritário? Tanto dinheiro investido quando a Câmara se endividou, agora, para pagar o terreno da Biblioteca Municipal?".