“Este processo de descentralização de competências é algo que se prevê continuar, independentemente do governo que resultar das próximas eleições” - PSD e PP de Estarreja.

2015-04-07 11:12

Categoria: 

Concelho: 

As concelhias de PSD e CDS-PP de Estarreja incentivam a Câmara de Estarreja a levar por diante o processo negocial com o Ministério da Educação para a delegação de competências. “Este processo de descentralização de competências é algo que se prevê continuar, independentemente do governo que resultar das próximas eleições legislativas. E a própria Associação Nacional dos Municípios Portugueses, no Congresso realizado este fim-de-semana, aprovou por esmagadora maioria uma resolução em defesa de descentralização alargada de competências”, revela uma nota dos partidos da coligação que governa o Município.

É a reação às posições assumidas por PCP e PS que exigiram a suspensão do processo negocial depois do chumbo da Assembleia Municipal à descentralização de competências na educação. “Do PCP nada de novo e o PS de Estarreja também se afirmou contra! E assim ficará contra tudo e contra todos, incapaz de se colocar ao lado de quem defende melhores serviços públicos e os interesses da nossa comunidade”.

A coligação assume que a conclusão do processo de informação e auscultação que está a terminar vai trazer uma decisão “de acordo com o consenso alargado entre todos os agentes educativos”. Recusa posições assumidamente contra por considerar que não estão sustentadas no debate de argumentos. “Num assunto que exige seriedade na reflexão, o PS e o PCP aproveitaram a Assembleia Municipal extraordinária para fazer ´chicana política`, não se mostrando minimamente disponíveis para discutir o conteúdo do processo em causa”.