Estarreja: PCP aponta o dedo a PSD e PS pelo esvaziamento do hospital

2020-08-03 17:55

Categoria: 

Concelho: 

O PCP estranha que o PSD se interesse pelo futuro do Hospital Visconde de Salreu e diz que é um dos Partidos com maiores responsabilidades na perda de valências e esvaziamento.

A estrutura concelhia do PCP de Estarreja analisou o processo e conclui que nas datas cruciais ou há dedo do PSD ou do PS.

Lembra que em 2008 o então presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo Matos (PSD), garantia que as urgências não fechariam enquanto os protocolos assinados, em Julho de 2007, com o ministério da saúde não fossem cumpridos.

Nessa altura a vice-presidente da comissão da saúde na Assembleia da República (2005-2009) e que no mandato tinha sido Secretária de Estado da Saúde era Regina Bastos, atual presidente da Assembleia Municipal de Estarreja (PSD).

“No entanto o autarca permitiu que se encerrassem as urgências e que se passasse à consulta aberta, que posteriormente veio a encerrar no Hospital em Abril de 2014, pelo governo PSD/CDS”, adianta o PCP.

Em 2011 foi prometido pelo então Secretário de Estado, Óscar Gaspar (PS), a construção de novas instalações que esperam até hoje pela luz do dia.

Em 2018, um grupo de cidadãos lançou um novo abaixo-assinado exigindo a reabertura das urgências.

Recolhidas mais de 4 mil assinaturas, o abaixo-assinado foi entregue na Assembleia da República a 27 de Fevereiro.

“O PCP sempre esteve ao lado da população na defesa do seu Hospital, sempre se opôs ao seu desmantelamento, ao encerramento de valências, à demolição do bloco operatório e ao fim da cirurgia de ambulatório que chegou a ser considerada das melhores do país” afirma a concelhia comunista preocupada com o trajeto de perda de valências e adiamento de obras de valorização do equipamento no quadro do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.