Estarreja à espera de material de proteção individual encomendado na China.

2020-05-01 14:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja continua a distribuir Equipamentos de Proteção Individual (EPI) às entidades locais de solidariedade social, saúde e segurança.

Até agora, foram distribuídos cerca de 40 mil artigos num investimento de 54 616,31€. Uma nova encomenda da autarquia assegurará mais 169 mil máscaras cirúrgicas e respiradores FFP2.

Esta semana, o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, e a Vereadora da Ação Social, Isabel Simões Pinto, assinalaram a entrega de mais equipamentos, nomeadamente nos lares do concelho que absorvem a maior fatia dos EPI.

Diamantino Sabina considera que “os Municípios têm sido fundamentais no apetrechar destas entidades com os Equipamentos de Proteção Individual. Estas pessoas que estão ao serviço da comunidade não podem prescindir do seu uso. É essencial, para que não corram o risco de infetar ou ser infetados. Enquanto o Estado Central não fizer a sua parte, não temos alternativa. Não as podemos deixar desprotegidas”.

As IPSS, com resposta de lar e serviço de apoio domiciliário, absorvem a maior parte do valor global deste bolo.

Até ao momento foram distribuídos perto de 40 mil artigos.

Numa altura em que estes são artigos prioritários à escala mundial, prevê-se que chegue a qualquer momento uma encomenda da China, no valor de cerca de 200 mil euros, que permitirá à Câmara Municipal de Estarreja continuar a apoiar as entidades locais, através da doação de equipamentos, e em especial os de proteção individual.

A carga resulta de uma encomenda partilhada por vários municípios da região de Aveiro que nalgumas encomendas trabalham em conjunto.