Estação medidora da qualidade do ar poderá estar instalada na Gafanha da Nazaré até final do mês.

2016-04-19 18:14

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ílhavo afirma-se satisfeita com a forma como o Porto de Aveiro e a CIMPOR estão a trabalhar para mitigar os efeitos da movimentação de petcoke e anuncia que Abril e Maio serão meses de instalação de uma estação medidora da qualidade do ar na EB 2,3 da Gafanha da Nazaré.

A criação de uma barreira eólica e a instalação da estação medidora da qualidade do ar são os sinais mais visíveis dessa "nova política".

Marcos Ré, vereador com o pelouro do ambiente, admite que estas ações não resolvem todos os problemas mas dão contributo para melhorar as condições de vida. “A estação medidora será instalada até final do mês e negociamos com o Porto a possibilidade de ter acesso ao local sempre que surjam indicadores que exijam uma avaliação”.

Pedro Martins (PS) aproveitou a descentralização da reunião de Câmara na Gafanha da Nazaré, por ocasião do aniversário da elevação a cidade, para elogiar o esforço da sociedade civil na luta contra a descarga de petcoke a “céu aberto” e manifestou algumas desconfianças quanto aos calendários.

“Temos que estar vigilantes e procurar defender os interesses dos cidadãos. Apesar dos esforços e da boa-fé do porto de Aveiro e de quem lá opera só acredito quando a barreira la estiver”.

Na resposta, Fernando Caçoilo admitiu que também espera para ver mas acredita na melhoria das condições de vida na área contígua ao Porto de Aveiro. “Questões resolvidas nunca serão mas podem ser atenuadas. A barreira não resolve tudo mas atenua”.