Está encerrada a polémica entre Ribau Esteves e Alberto Souto. Um telefonema resolveu o problema.

2023-02-14 16:50

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Alberto Souto de Miranda diz que está enterrada a polémica criada com as declarações de Ribau Esteves a propósito da 'herança política' na Câmara Municipal de Aveiro.

Bastou uma conversa telefónica entre os dois para sanar um conflito que o antigo autarca socialista chegou a admitir levar a Tribunal.

Em declarações à Rádio Terra Nova, Ribau Esteves dizia, no final de Janeiro, que, Aveiro não poderia olhar para o passado e para um tempo que matinha a "alimentação da corrupção".

Alberto Souto diz que não poderia permitir esse tipo de abordagem e esperou uma retratação por parte de Ribau Esteves, o que veio a acontecer num telefonema com Alberto Souto.

Admite que essa conversa aconteceu e que Ribau Esteves assumiu uma escolha infeliz de palavras. (com áudio)

Entrevistado na edição desta semana do programa 'Conversas', na Terra Nova, o antigo autarca admite que o próximo processo eleitoral "não será entre Souto e Ribau" mas com a participação e os conselhos de autarcas com experiência e é nesse contexto que admite a importância de esclarecer que não será candidato, sob pena de se transformar uma visão de futuro num acerto permanente de contas com o passado.

Ainda assim, Alberto Souto diz que não abdica de ajudar a refletir e sugere o seu exemplo, como candidato independente, para ajudar a criar uma 'via possível' para o PS, em 2025, com a promoção de novos protagonistas ou candidatos independentes.

Espera que o Partido que surpreendeu em 1998 seja capaz de voltar a surpreender pelas escolhas em 2025. (com áudio)

A entrevista é emitida esta quarta-feira às 19h00.