Espólio de fotógrafo António Breda doado à Câmara de Águeda.

2021-02-05 17:28

Categoria: 

Concelho: 

O espólio do fotógrafo amador aguedense António Breda foi doado à Câmara Municipal de Águeda, que agora vai tratar e catalogar todo o material para que, depois deste processo, possa ser disponibilizado para apreciação do público.

Trata-se de um espólio que resulta do trabalho que António Bernardo de Figueiredo Breda, natural de Águeda, fez enquanto fotógrafo amador ao longo dos anos e que a sua herdeira, Maria Ana Almeida Costa, decidiu doar à Câmara Municipal. Entre este material está todo o seu espólio arquivístico, fotográfico, videográfico e audiográfico.

A Câmara de Águeda lidera uma aposta clara e sustentada na área cultural em todo o concelho, seja no estabelecimento de redes institucionais com outras áreas do poder público como na articulação com os diversos agentes culturais, com as empresas, com as associações concelhias e com os próprios artistas.

O posicionamento estratégico da Autarquia, nesta área, passa pelo desenvolvimento de políticas culturais diversificadas, apostadas na formação de novos públicos, na valorização do património e da memória local, bem como na atração de visitantes, afirmando Águeda no contexto local, regional e nacional como um Município de referência na área cultural.

“É importante continuar a garantir a salvaguarda do nosso património histórico e cultural e, consequentemente, promover e divulgar este acervo, passando às gerações futuras as nossas memórias e tradições”, disse Elsa Corga, Vereadora da Cultura da Câmara de Águeda, acrescentando que o espólio de António Breda é uma mais-valia para a valorização e divulgação deste património cultural de inegável valor.