Esgueira vai integrar num espaço escolar todos os ciclos de ensino.

2019-10-27 15:45

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro tem em curso o concurso público para a elaboração do projeto de execução da reabilitação e ampliação da Escola Básica e Secundária Jaime Magalhães Lima, com intervenção no edifício Aires Barbosa, com um valor base de 36.000€ (+ IVA).

A decisão foi tomada através de despacho do Presidente, Ribau Esteves, e coloca em prática a nova Carta Educativa do Município de Aveiro, aprovada em Reunião de Câmara a 11 de setembro de 2019.

O objetivo é integrar os alunos da atual Escola do 1º Ciclo de Esgueira (Cardadeiras), no edifício Aires Barbosa e a construção de um novo edifício para a educação pré-escolar, de forma a integrar as Crianças dos vários Jardins de Infância de Esgueira.

De igual modo, serão também beneficiadas as instalações usadas pelos Alunos do 2º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Esgueira.

Com esta intervenção ficará constituído o primeiro complexo escolar completo no Município de Aveiro, com oferta do pré-escolar até ao ensino secundário, dentro do mesmo perímetro.

Esta aposta da autarquia fica, ainda, associada a novas acessibilidades ao local, a partir da EN109, com ligação à rotunda a nascente do túnel de Esgueira.

Medida que já foi questionada em função da segurança rodoviária mas o presidente da Câmara de Aveiro defende que as famílias devem começar a disciplinar o uso de viaturas no acesso às escolas.

A definição do número de entradas no recinto escolar é outro dos temas que está em análise.