Encontro sobre 'Educação' realizado em Anadia.

2022-09-12 18:28

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Anadia, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Anadia, com o intuito de assinalar o início do ano letivo 2022/2023, promoveu, no passado dia 9 de setembro, no Pavilhão de Desportos, em Anadia, o “Encontro de Educação”, com a presença do pessoal docente e não docente das escolas públicas do concelho.

O Encontro iniciou com a intervenção da presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, que deu as boas vindas a todos os presentes. Na sua alocução, a autarca anadiense sublinhou que o desempenho de cada um “é importante para o sucesso da educação”, acrescentando que “educar é uma responsabilidade social que não se esgota na família, nem nas instituições de ensino, onde todos os agentes da comunidade têm um papel ativo”.

Maria Teresa Cardoso adiantou que o Município de Anadia está a fazer “um grande esforço” para estar à altura das suas responsabilidades, “neste desafio que é a descentralização de competências da Educação, o que nos tem causado uma responsabilidade acrescida”. Recorde-se que o Município de Anadia assumiu estas competências no passado mês de abril.

A autarca sublinhou ainda que a relação do Município com a direção do Agrupamento “tem sido próxima e cordial, o que tem permitido alguns avanços neste processo”. “Nem tudo será perfeito e certo, mas com muito empenho, dedicação e trabalho de proximidade entre a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas temos de continuar a trabalhar, para com os mesmos recursos, tentar fazer e gerir melhor”, referiu.

Sublinhou o facto “de hoje as escolas públicas do concelho terem alcançado um patamar de grande reconhecimento e de competência”, considerando que “tudo isto leva a que haja um acréscimo de responsabilidades da nossa parte para poder responder às solicitações que nos vão fazendo”. Finalizou a sua intervenção desejando um bom ano letivo a todos os docentes e não docentes.

O diretor do Agrupamento de Escolas de Anadia, Aníbal Marques, realçou o facto de hoje “vivermos um novo paradigma” por força da transferência de competências para as autarquias, “com novas formas de encarar a gestão”. Contudo, adiantou, que “esta nunca foi uma grande preocupação nossa, porque o Município sempre esteve presente nas suas mais variadas formas”. Aníbal Marques salientou que “o principal problema do futuro é o presente, daí procurarmos agilizar procedimentos comuns que permitem a flexibilidade inteligente necessária para que todos nos possamos sentir confortáveis nos papeis que desempenhamos”.

A terminar a sua intervenção, sublinhou que “sem a parceria sempre presente, entre o Agrupamento de Escolas e o Município, não teria sido possível ultrapassar todas as adversidades por que todos passamos nestes últimos anos”.

Este encontro contou ainda com uma intervenção de Helena Marujo, doutorada em Psicologia pela Universidade de Lisboa, Professora Associada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

O evento terminou com um momento musical protagonizado pelo jovem anadiense Gonçalo Gomes.