Emidio Sousa quer dar atenção especial à transição de poder em Aveiro, Ovar e Feira.

2022-03-15 11:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Emídio Sousa, candidato à liderança da Distrital, apresentou os objetivos estratégicos da candidatura.

Unir o PSD e ganhar as Autárquicas de 2025 no distrito de Aveiro são metas traçadas pelo autarca da Feira que afirma especial preocupação com a renovação de autarcas em Aveiro, Ovar e feira.

“Se eu ganhar as eleições para a Distrital, o maior objetivo será ganhar as Autárquicas de 2025 no distrito de Aveiro e no País. Será o nosso grande combate político”, apontou Emídio Sousa.

O candidato lembrou que três das maiores autarquias do distrito – Aveiro, Santa Maria da Feira e Ovar – estão no grupo de 6 autarquias do PSD no distrito que irão mudar de presidente em 2025.

“As transições são sempre complexas”, avisou o candidato, considerando estar perante “um desafio tremendo”.

“É preciso começar já a trabalhar, preparando as sucessões atempadamente”, preconizou o candidato à Distrital do PSD.

No encontro com militantes da Feira, o autarca feirense repetiu o que tinha dito na apresentação da candidatura.

“Candidato-me à presidência da Distrital do PSD-Aveiro para criar valor, para criar pensamento político, para promover a unidade e para vencer as eleições autárquicas em 2025”, afirmou Emídio Sousa.

Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, atualmente a cumprir o terceiro mandato consecutivo, o candidato falava neste fim de semana perante um auditório da biblioteca municipal da cidade feirense completamente cheio para ouvir as grandes linhas programáticas da candidatura.

Na plateia, para além do antigo presidente da Câmara feirense Alfredo Henriques, cujo apoio à candidatura à distrital de Aveiro foi destacado por Emídio Sousa, estavam, também, autarcas, deputados do PSD à Assembleia da República e dirigentes de concelhias, numa sessão de esclarecimento direcionada para os militantes da zona norte do distrito aveirense.

“Desde que começaram as eleições diretas, o PSD não soube unir-se em torno da liderança vencedora. As pessoas ficam na sua trincheira prolongando a disputa eleitoral interna para além do dia da eleição. Isto magoa-me imenso”, explicou Emídio Sousa, encontrando assim uma das causas que contribuiu para as últimas derrotas do partido a nível nacional e para a perda de terreno para os novos partidos da direita.

Falando numa medida estratégica para o futuro do PSD de Aveiro, Emídio Sousa comprometeu-se a criar um gabinete de estudos que produza pensamento político de modo a o partido tenha opinião sobre os grandes temas e desafios da sociedade atual. “Pretendo criar grupos de trabalho que produzam o nosso pensamento para o distrito de Aveiro. E para esses grupos de trabalho gostaria muito de captar quadros, mesmo que não sejam militantes do PSD”, adiantou Emídio Sousa.

Lembrando a importância de o PSD se abrir à sociedade, o candidato à liderança da Distrital de Aveiro considera que “mais importante do que a representação de cada concelho na comissão política distrital será a representação nos grupos de trabalho que serão criados para produzir pensamento”.

Esse é o rumo que Emídio Sousa considera certo para que o PSD possa criar “uma oposição firme [ao poder socialista], mas capaz de construir alternativas e de marcar agenda mediática”.

“O PSD precisa muito de se modernizar e de olhar para os desafios da sociedade. Nós temos desafios tremendos e o nosso discurso parou um bocadinho no tempo”, afirmou Emídio Sousa, acrescentando que é preciso “refrescar as ideias e captar os jovens”. “Se não conseguirmos trazer os jovens para o PSD seremos sempre um partido da oposição”, sentenciou o candidato.

“Emídio Sousa é alguém com um pensamento muito largo e com uma visão muito bem definida para o concelho de Santa Maria da Feira, para o distrito de Aveiro e também para o País”, destacou, por seu turno, Mário Jorge Reis, presidente da comissão política concelhia do PSD de Santa Maria da Feira, no discurso que abriu o evento.