Embaixador do Irão em Portugal esteve hoje em Aveiro.

2018-12-04 16:52

Categoria: 

Concelho: 

O Embaixador do Irão em Portugal, Hossein Gharibi visitou hoje Aveiro. Esteve nos Paços do Concelho onde foi recebido por Ribau Esteves, líder da Autarquia aveirense.

O encontro teve como principal objetivo "lançar o desafio à Câmara Municipal de Aveiro para uma cooperação internacional com a cidade iraniana de Gorgan".

Gorgan é a capital da Província de Golestão, localizada no nordeste do país e a cerca de 400 km de Teerão, com uma população total de 241 mil habitantes, conhecida por ser uma cidade portuária, cuja principal atividade económica é a pesa de esturjão e a exportação das suas ovas não fertilizadas – o caviar. Para além da indústria ligada ao mar, Gorgan destaca-se pela forte indústria transformadora e o turismo de natureza. Tem ainda duas Universidades ligadas às áreas da engenharia e medicina e um aeroporto regional.

Dadas as semelhanças geográficas e económicas com a cidade de Aveiro, o Embaixador lançou o convite para uma visita do Presidente da CMA a Gorgan, "de forma a iniciarem-se contatos e desenvolverem-se sinergias entre Municípios, empresários, câmaras de comércio, indústria e Universidades".