Élio Maia renuncia ao mandato. Rita Encarnação regressa à Câmara de Aveiro.

2015-05-06 17:52

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Élio Maia apresentou renúncia ao mandato na Câmara de Aveiro e é substituído por Rita Encarnação. O antigo autarca que tinha suspendido o mandato nos primeiros meses de gestão da Câmara de Aveiro sob a liderança de Ribau Esteves e onde tinha voltado ao fim de 11 meses deixa, agora, de figurar entre os representantes do MIJPA no executivo. A vereadora que já tinha assumido funções durante esse primeiro período de afastamento ocupa a partir da reunião desta quarta a “cadeira” do Movimento Independente Juntos por Aveiro.

Com dois anos e meio de mandato pela frente, Rita Encarnação foi acolhida pelo executivo na reunião descentralizada de Eirol. "Espero encontrar um executivo mais resolvido com o passado e é um prazer voltar a trabalhar nesta equipa", declarou Rita Encarnação no regresso ao trabalho numa referência aos primeiros meses de mandato numa fase em que as cisões entre a coligação Aliança com Aveiro e movimento independente eram presença constante no debate político. 

João Sousa (PS) comentou a mudança e assumiu a crítica à gestão de Élio Maia sem receios de reavivar o debate. "Não tenho medo dos acertos de contas. Andei quatro anos a fazer esses acertos e ninguém me ouviu".

"Ouvi o que disseram e é verdade que houve coisas que não correram bem no arranque do mandato. O Dr. Élio Maia suspendeu o mandato no primeiro dia. Este executivo está mais resolvido com o passado mas há questões de gestão que ainda hoje resultaram em decisões erradas e que estamos a corrigir".

Os vereadores cumpriram um minuto de silêncio pelo falecimento de Girão Pereira e Ribau Esteves assinalou a coincidência da reunião se realizar no centro social de Eirol no largo Girão Pereira. “Esta é a primeira reunião depois da morte de José Girão Pereira. É a primeira vez que reunimos nessa circunstância. Fica um muito obrigado por toda a sua vida. Deu-se esta circunstância casual do largo deste edifício ter o nome de Girão Pereira”. 

Eduardo Feio (PS) lembrou a sua presença na última reunião sob a liderança de Girão Pereira. “Era um homem que prezava os valores da liberdade e que ainda tinha muito para dar a Aveiro com as suas recomendações”.

Os vereadores do PS fizeram-se transportar na linha do Vouga e chegaram a Eirol dando nota da procura que a ligação ferroviária tem no eixo Águeda – Aveiro. “Era importante melhorar o material circulante uma vez que o existente é antigo, dispendioso e lento. Tem procura e percebemos isso na viagem para cá com perto de meia centena de pessoas a bordo”.

A reunião assinala a abertura da celebração do feriado municipal.