Eleições intercalares para Freguesia do Concelho de Vagos a 8 de Novembro.

2015-09-07 16:04

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os seis eleitos pelo PSD decidiram renunciar, em Julho, na sequência da perda de mandato por decisão judicial do Presidente da Junta e da Secretária.

O secretário de Estado da Administração Local, Leitão Amaro, convocou para 8 de Novembro eleições intercalares para a Assembleia da União de Freguesias de Vagos e Santo António, no Concelho de Vagos, face à renúncia dos eleitos pelo PSD. A decisão, publicada nesta segunda-feira em Diário da República, contraria a posição assumida pelo CDS-PP local, que defendia que a Assembleia de Freguesia dispunha de quórum, com sete dos 13 mandatos (cinco do CDS e dois do PS).

Os seis eleitos pelo PSD decidiram renunciar em Julho, na sequência da perda de mandato por decisão judicial do Presidente da Junta, Fernando Julião, e da Secretária, Maribel Julião.

Na base da decisão judicial esteve a adjudicação irregular do fornecimento de materiais a uma empresa pertencente a familiares dos dois autarcas.

Os elementos do PSD decidiram renunciar em bloco por solidariedade com o Presidente da Junta, depois de conhecida a decisão judicial da perda de mandato, o que inviabilizou que fosse escolhido um novo Presidente de Junta entre os eleitos pela lista mais votada. Tanto o PSD como o PS consideraram não haver condições para a continuidade do órgão autárquico, posição acolhida no despacho do Secretário de Estado agora publicado e que marca novas eleições para 8 de Novembro.

 

 

Fonte: Lusa