"É uma obra que fecha o troço da serra da grande rota da região de Aveiro" - Ribau Esteves sobre ecopista.

2022-11-14 07:36

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Uma obra importante e marcante para consolidar o produto turístico associado aos trilhos pedestres e cicláveis.

É a peça que estava em aberto na Grande Rota da Ria de Aveiro na sua componente de serra.

A abertura oficial do novo troço da Ecopista do Vouga, entre Águeda e Albergaria-a-Velha, decorreu no sábado na Estação Ferroviária de Sernada do Vouga.

Empreitada liderada pela autarquia de Águeda e que envolveu as autarquias e Albergaria e Sever e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Ribau Esteves admite a importância do projeto não tanto pela dimensão financeira mas pela consolidação do produto turístico.

O autarca que lidera a CIRA lembra que os percursos concretizados têm demonstrado toda a sua valia pelo número de utilizadores que procuram a área mais montanhosa da região (com áudio)

Intervenção que permitiu requalificar 4,6 quilómetros de antigo troço ferroviário e fazer ligação à Ecopista de Sever do Vouga.

A obra que liga os lugares de Foz (no limite do concelho de Albergaria-a-Velha com o de Sever do Vouga) e Sernada do Vouga (Águeda) mereceu referência do autarca de Águeda.

Jorge Almeida salientou tratar-se de “mais um dia feliz para a nossa região”.

Esta obra, executada pelo Município de Águeda nos territórios dos concelhos de Águeda e Albergaria-a-Velha, resultou de um investimento de 229 133,50 euros (já com IVA) e foi cofinanciada pelo Turismo de Portugal, I.P., através do Programa Valorizar, Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior em 105 957,83 euros.

A valorização deste território, “desta paisagem maravilhosa, ladeada pela Nacional 16”, é precisamente o grande objetivo desta intervenção, salientou Jorge Almeida, acrescentando que “sendo um profundo defensor e apaixonado pela ferrovia, gostaria de ver a linha ocupada pelos comboios, mas que depois de terem levantado os carris, há já umas décadas, esta é a melhor utilização possível”.

De destacar a presença do vencedor da Volta a Portugal em Bicicleta, Mauricio Moreira, acompanhado por outros atletas da equipa profissional de ciclismo sediada em Águeda, Glassdrive/Q8/Anicolor, que fizeram este percurso ciclável entre Sernada e Sever do Vouga.

Presentes na inauguração, António Loureiro e Pedro Amadeu Lobo, presidentes das câmaras municipais de Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga respetivamente, salientaram precisamente as relações de cooperação e boa-vizinhança entre os municípios, de que a construção da pista ciclável é apenas um exemplo. Uma obra que consideram que “valoriza este nosso território”, respeitando a natureza e dinamizando toda uma região, dos pontos de vista turístico, desportivo e económico.

A este propósito, os autarcas dos três municípios manifestaram o empenho na valorização e dinamização da Estrada Nacional 16, “uma das mais bonitas do país” e que acompanha a Ecopista agora inaugurada.

Permite a ligação de Sernada do Vouga a Santa Comba Dão, num contínuo com Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Oliveira de Frades, Vouzela, S. Pedro do Sul, Viseu, Tondela e Santa Comba Dão.

 

foto: Câmara de Águeda