“É preciso romper com a política de direita que em aberto confronto com a Constituição da República tem conduzido o país para o abismo” - Adelino Nunes.

2015-05-02 09:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A União de Sindicatos de Aveiro apela à mobilização para derrotar a “política de direita” nas próximas eleições legislativas. Diz que só mudando a maioria na Assembleia da República é possível “construir uma política alternativa de esquerda e soberana”. A mensagem foi deixada em mais uma celebração do 1º de Maio em Aveiro.

Adelino Nunes, coordenador da União dos Sindicatos de Aveiro que liderou um encontro com centenas de participantes, responsabilizou PS, PSD e CDS “pela aplicação de políticas de desigualdade, de exploração e empobrecimento”.

“Portugal atravessa um dos períodos mais graves da sua história. A política de direita que foi seguida pelos sucessivos Governos nos últimos 38 anos é responsável pela reconstituição dos grupos monopolistas e pela destruição do aparelho produtivo na indústria, na agricultura e nas pescas, pela privatização e desmantelamento de empresas e sectores estratégicos que conduziram ao declínio económico e ao retrocesso social sem precedentes desde que foi instaurada a democracia; pela alienação de importantes parcelas da soberania nacional, devido a uma crescente dependência das orientações e diretivas da UE e à submissão ao Pacto de Estabilidade e Crescimento e ao Tratado Orçamental”.

O desemprego, a precariedade, o “agravamento da exploração”, os cortes no pagamento do trabalho extraordinário e de outras matérias pecuniárias, a redução de dias de férias e feriados, a facilitação dos despedimentos e a diminuição do valor das indemnizações são indicadores que a USA considera “negativos”.

“É preciso romper com a política de direita que em aberto confronto com a Constituição da República tem conduzido o país para o abismo, violando sistematicamente os direitos, liberdades e garantias dos trabalhadores e posto em causa o normal funcionamento das instituições. É necessário valorizar o trabalho e os trabalhadores, lutar pela alternativa política, de Esquerda e Soberana, construir um Portugal de Futuro”.