"É a administração central que pode ajudar a mudar a administração pública" - Emanuel Alexis.

2020-06-24 09:44

Categoria: 

Áudio da Notícia:

A modernização do Estado pode muito bem começar pela administração central.

Essa é a tese do aluno que representou a UA num encontro nacional que assinalou o Dia das Nações Unidas para o Serviço Público.

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, convidou estudantes das licenciaturas em Administração Pública (universidades de Lisboa, Aveiro e Minho e do Instituto Politécnico de Leiria) para um debate sobre esse futuro.

Emanuel Alexis, da UA, revela que a administração central tem peso no funcionamento do conjunto das administrações públicas e a reforma deve começar por Lisboa (com áudio)

Ouviram-se referências à desburocratização, agilidade e simplificação da administração como forma de a tornar mais apelativa.

A Ministra assume que a ideia é refletir sobre a modernização e com a modernização ser capaz de atrair jovens para fazer carreira neste setor.

Com média elevada de idades, Alexandra Leitão admite que é importante massa crítica jovem a defender um setor que a pandemia colocou como nuclear na resposta necessária à comunidade (com áudio)