Distrital do PSD "muito preocupada" com falhas nas escalas de urgências no centro hospitalar do Baixo Vouga.

2023-10-24 13:59

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão Distrital do PSD de Aveiro toma posição sobre os sucessivos encerramentos nas urgências do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

Assume “muita preocupação” pelos constrangimentos por que passam os serviços de urgência, em particular nas unidades de Aveiro e de Águeda.

Dificuldades acentuadas nas escala de pediatria, cirurgia geral e ginecologia e obstetrícia.

O PSD diz que tais factos “comprometem o acesso da população a cuidados de saúde fundamentais” como cirurgias urgentes, assistência na gravidez ou no parto, entre outros.

Com o aproximar do final do ano e com o número de horas extraordinárias “esgotado” torna-se cada vez mais difícil encontrar recursos humanos para as escalas.

“Trata-se de uma situação sem precedentes, que tenderá a piorar”, avisa o PSD.

“O PSD não pode compactuar com a manifesta incompetência do governo e com a sua incapacidade de gerir um serviço fundamental do Estado e em particular no distrito de Aveiro. A segurança nos cuidados de urgência é de importância vital, tratando-se da vida e da saúde das pessoas em situações críticas que está em causa. A incompetência na saúde significa sofrimento e, às vezes, consequências muito mais graves. Exigimos ação e determinação”.

Esta noite, no mais recente episódio dos constrangimentos sentidos, o Serviço de Urgência Básica do Hospital Conde de Sucena, em Águeda, esteve encerrado desde as 20h até reabrir às 8h desta terça.