Direção Regional de Cultura do Centro está a trabalhar na primeira declaração de princípios de políticas públicas para a cultura.

2022-07-14 10:54

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Direção Regional de Cultura do Centro está a trabalhar na primeira declaração de princípios de políticas públicas para a cultura.

“Declaração de Montemor-o-Velho. Por Políticas Sustentáveis de Cultura” resultará de um processo participativo e está atualmente em auscultação pública.

No âmbito da terceira Conferência Internacional “Cultura, Território e Desenvolvimento”, organizada pela Direção Regional de Cultura do Centro, nos passados dias 7 e 8 de julho, em Montemor-o-Velho, a Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, lançou o desafio à Região Centro de promover a elaboração da primeira Declaração de princípios de políticas públicas para a Cultura.

"Esta Declaração pretende assumir-se como um compromisso, de escala regional, sobre os princípios fundadores para o desenho e implementação de políticas públicas que assegurem um futuro sustentável para a Cultura, a Arte e o Património na Região Centro”.

A DRCC pretende que a declaração resulte de um processo participativo que espelhe as visões dos decisores políticos e dos responsáveis pela elaboração de políticas públicas de cultura, das instituições e organizações culturais, das universidades e investigadores, do setor cultural e criativo e da própria sociedade civil, de modo a que a versão final possa ser formalmente subscrita pelo maior número de entidades e particulares.

Deste modo, a Direção Regional de Cultura do Centro está a fazer uma primeira auscultação pública, sob a forma de inquérito constituído apenas por duas perguntas-chave que serão a base para a construção desta Declaração.

Suzana Menezes reforça que “atendendo à importância estratégica que este documento poderá vir a assumir no contexto da próxima década, é da maior relevância contar com a opinião de todos”.