Dia Mundial da Árvore e da Floresta assinalado pela Câmara de Aveiro em Requeixo, N.ª Sr.ª de Fátima e Nariz.

2019-03-19 17:58

Categoria: 

Concelho: 

Assinalando o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, a Câmara Municipal de Aveiro dinamiza quinta-feira, dia 21 de março, o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, com atividades de educação ambiental no Parque Ribeirinho da Pateira de Requeixo dedicadas aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

O Presidente da Câmara Municipal, José Ribau Esteves, marcará presença ao início da tarde na atividade, para participar em conjunto com os alunos, na ação de plantação que ocorrerá num terreno situado na Rua Vale da Galinha, no Carregal. Serão aí plantadas espécies florestais autóctones (carvalhos), por se tratar de árvores folhosas e de baixa inflamabilidade.

O local de plantação foi devidamente planeado em estreita parceria com a Junta de Freguesia de Requeixo, N.ª Sr.ª de Fátima e Nariz, e surge no âmbito da execução dos vários projetos de arborização e rearborização em parcelas de terrenos rústicos, propriedades da Junta de Freguesia, com o objetivo de sensibilizar as populações para a importância de reflorestar as áreas ardidas.

A atividade anual que envolve as entidades que integram a Comissão Municipal de Defesa da Floresta e definida no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, "visa promover o envolvimento das diversas entidades que atuam na prevenção e defesa da floresta, permitindo que demonstrem, através da dinamização de atividades pedagógicas direcionadas a crianças, as suas funções no âmbito do setor florestal".

Este ano o grande objetivo passa por sensibilizar e educar a população escolar para a importância da floresta, através do ensino aos mais novos de medidas de defesa da floresta contra incêndios, bem como as principais medidas de segurança e comportamentos que devem adotar em caso de incêndio rural.

Neste âmbito a Reunião de Câmara de quinta-feira, acontece no Salão Polivalente de Nossa Senhora de Fátima (junto à sede da Junta de Freguesia de Requeixo, Nª Srª de Fátima e Nariz), pelas 17h00 e com caráter público e audição dos munícipes pelas 18h30.