Dia Mundial da Água celebrado com ações junto da comunidade ilhavense.

2022-03-18 18:12

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Ílhavo assinala o Dia Mundial da Água, 22 de março, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para o uso consciente e eficiente da água, apelando a boas práticas e mudança de comportamentos.

Durante a manhã do dia 22, o Museu Marítimo de Ílhavo recebe alunos das Eco-Escolas - Escola Secundária Gafanha da Nazaré, EB José Ferreira Pinto Basto, Centro Escolar da Coutada, EB 2,3 da Gafanha da Encarnação e Centro Escolar Nossa Senhora do Pranto -  que irão participar na ação "O Mar começa aqui... e em ti”. Esta atividade pretende alertar os jovens para a necessidade de preservar os ecossistemas e a biodiversidade em geral e, em particular, da qualidade da água doce e salgada.

Ainda para assinalar esta efeméride, o Município de Ílhavo associou-se às Águas do Centro Litoral na campanha de sensibilização H2Off, uma iniciativa promovida pela CECEA - Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), que se baseia num desafio simples: fechar a torneira por uma hora, sem qualquer consumo de água, entre as 22h e as 23h, num gesto deliberado e consciente. Neste dia, durante uma hora, a Câmara Municipal irá suspender o funcionamento das fontes decorativas do espaço público e apela aos munícipes que acompanhem este gesto, na certeza de que terá impacto em termos da otimização da gestão dos resíduos.

Outra das medidas implementadas prende-se com a disponibilização de kits redutores de caudal água às Eco-Escolas. Os redutores de caudal são peças complementares de torneiras e chuveiros que, na substituição do tradicional filtro de rede, reduzem o fluxo de água em aproximadamente 50%. O princípio do funcionamento dos redutores de caudal é a emulsão, isto é, a inserção de ar na água, a qual originará milhões de microbolhas. Desta forma, o fluxo de água é reduzido pela metade sem perda de volume, promovendo a eficiência hídrica.

Já a nível interno, a Câmara Municipal de Ílhavo está a implementar, em parceria com a AdRA – Águas da Região de Aveiro, o uso de garrafas de vidro (por substituição das de plástico) em todos os edifícios e eventos municipais. O objetivo é promover o recurso à água “da torneira”, valorizando-a, diminuindo a produção dos resíduos.

Para breve, está também prevista a instalação de 21 novos equipamentos de deposição do óleo alimentar usado em diversos pontos do município, resultado do alargamento da parceria com a Hardlevel, empresa que procede à recolha seletiva de óleos alimentares usados, valorizando-os para a produção de biocombustíveis avançados.