Dia do Município assinalado em Ílhavo esta manhã.

2019-04-22 12:02

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O feriado municipal de Ílhavo acentuou a importância do poder local e os desafios futuros num cruzamento de teses que os principais partidos da cena política quiseram assumir.

Para os socialistas é tempo de recentrar a ação em pilares de desenvolvimento e para a maioria Social Democrata o caminho está bem definido e passa por novas competências sem medo de assumir responsabilidades.

No discurso de abertura, Fernando Maria, Presidente da Mesa da Assembleia Municipal, realçou e reforçou “o exemplo de vida, as raízes históricas e o fortalecimento das tradições” na escolha dos homenageados.

Discursaram posteriormente os representantes dos Partidos Políticos representados na Assembleia Municipal de Ílhavo (AMI).

Ricardo Santos (BE) falou do processo de descentralização de competências, sublinhando que “é uma inevitabilidade baseada na participação cívica (…) trazer à política mais dimensão humana para compreender as pessoas”, suportando “projectos inovadores que liguem as autarquias à sociedade fortalecendo, assim, o poder local”, sublinhou. (com áudio)

Sandra Roque (CDS-PP) falou no reforço dos valores da cidadania expressos nas homenagens prestadas. (com áudio) Falou em “esperança e alento para o futuro”.

João Bernardo foi o 'porta voz' do PS. Assumindo um discurso com marca política forte, criticando a ação política da Câmara Municipal.

Falou em momentos de alegria mas, “principalmente, de reflexão (…) é essencial que as autarquias se foquem nas necessidade básicas da comunidade. Infelizmente, em muitos municípios, os políticos estão focados no supérfluo, há Câmaras que parecem um 'salão de festas' (…) há muitos focos de pobreza e muitas pessoas sem acesso a saneamento básico, o que nos envergonha (…) em Ílhavo os autarcas deviam gerir melhor a nossa vida (…) pagamos um valor exorbitante de impostos, o valor do IMI é absurdo, os ilhavenses pagaram 8 milhões de IMI e devem exigir mais da autarquia, mais passeios de qualidade, mais espaços verdes, melhores zonas de comércio local, mais apoio social, melhores transportes e a melhoria das nossas ruas”. (com áudio)

Hugo Coelho da bancada do PSD falou numa comunidade “com qualidade de vida superior (…) é uma comunidade com alma. “O PSD governa bem e os ilhavenses orgulham-se de nós”, referiu. Teve um 'olhar crítico' para a acção do Governo nacional e falou das Eleições Europeias. Disse ser “um momento de grande importância para o pais”, deixando um apelo ao voto, no próximo dia 26 de Maio. “É preciso lutar contra a abstenção”. (com áudio)

Fernando Caçoilo elogiou o papel das Autarquias no desenvolvimento local no Portugal Democrático na “transformação do país” em áreas como as “redes de água e saneamento, fornecimento de eletricidade, estradas, escolas, apoio social e o acesso à cultura”.

O autarca de Ílhavo considera que os municípios contribuíram para a diminuição das desigualdades e das assimetrias, promovendo a melhoria da qualidade de vida do povo salientando que está a chegar uma nova “vaga” nas áreas de intervenção, sem receios mas com prudência.

“Deste modo, são relevantes os vários desafios que hoje se colocam às Autarquias, com novos instrumentos de gestão, como por exemplo, a descentralização, que não tememos, que não nos inquieta, mas que apenas queremos assumir com um forte sentido de responsabilidade política, com uma gestão financeira consistente e sustentada, e com uma marcada preocupação social”.

A cerimónia foi aproveitada para um balanço ao primeiro ano do segundo mandato na liderança da autarquia destacando como valores o “equilíbrio e racionalidade das medidas” implementadas.

Desenvolvimento e coesão territorial, a estabilidade financeira, a redução do valor da dívida bancária e a posição entre os melhores municípios do país no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses são, segundo Fernando Caçoilo, espelho da marca de governação.

E defendeu a “verdade” das contas, sem máscaras ou “engenharias” deixando uma crítica implícita à governação nacional de António Costa.

“Não recorremos a cativações, nem a promessas não cumpridas ou prolongadas no tempo, aqui, Palavra dada é honrada”.

Em revista passou as obras públicas mais significativas e anunciou a abertura do Centro Escolar da Gafanha de Aquém que tem inauguração marcada para esta terça.

Os agradecimentos institucionais e aos criadores de riqueza mereceram referência pela existência em dois anos de 25 empresas reconhecidas, pelo IAPMEI, como “PME Líder” e pela ativação do Parque da Ciência e Inovação.

“Apesar da crescente e forte concorrência de outros municípios, a Câmara Municipal tem procurado promover as suas potencialidades e aproveitar as oportunidades que têm surgido” (com áudio).

O dia ficou marcado pelas distinções honoríficas ao GRAL (Grupo Recreativo Amigos da Légua), dois Agrupamentos de Escuteiros (1021 e 1024, Gafanha da Encarnação e Praia da Barra), Ernesto Mónica (técnico formador desde há 40 anos no futebol do GD Gafanha), Carlos Mouro (anterior Comandante nos Bombeiros de Ílhavo), os funcionários da autarquia Joaquim Silva e Maria Augusta (aposentados) e António Bizarro, "uma 'figura' de Ílhavo muito activa" no tecido associativo local.

A abertura da exposição "Ílhavo Terra Milenar" que continua a percorrer épocas da história ilhavense e a apresentação do livro "Os últimos Terra Novas portugueses", da autoria de Senos da Fonseca, completaram o dia de festa em Ílhavo.