Dia da Europa: Visita à Igreja das Carmelitas para mostrar que “Os Fundos Europeus não são invisíveis”.

2024-05-09 07:46

Categoria: 

Concelho: 

O Dia da Europa vai mostrar a importância dos fundos europeus na vida dos cidadãos.

“Os Fundos Europeus não são invisíveis” é o mote da ação que a Comissão de Coordenação da Região Centro realiza esta quinta-feira em cidades do centro de Portugal.

Visita símbolos de obras possíveis com financiamento europeu.

Em Aveiro, às 15h, visita guiada à obra de reabilitação da Igreja das Carmelitas.

“Os Fundos Europeus não são invisíveis” é o mote da campanha de comunicação, em lançamento, esta quinta, dia 9 de Maio, dia da Europa, pela Autoridade de Gestão do Programa Regional do Centro (Centro2030).

Esta campanha tem como principal objetivo sensibilizar os cidadãos para milhares de projetos financiados por fundos europeus que fazem parte do nosso dia a dia, evidenciando a sua importância para o desenvolvimento económico e social da região Centro.

Através do site www.centro2030.pt/osfundoseuropeusnaosaoinvisiveis, o cidadão pode ver, de forma simples, alguns dos projetos financiados por fundos europeus na região Centro, nos últimos sete anos, nas oito sub-regiões: Aveiro, Coimbra, Leiria, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Viseu Dão-lafões, Oeste e Médio Tejo.

Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), considera que “é muito importante celebrar o projeto europeu, um projeto de paz, união, liberdade e solidariedade”.

“A solidariedade europeia está presente em tantos momentos do nosso dia que muitas vezes nem reparamos. O que queremos é sensibilizar, mostrar como os fundos europeus são visíveis e como contribuem para a melhoria da qualidade de vida de todos nós”.

No âmbito desta campanha, vários projetos financiados por fundos europeus vão estar de portas abertas na região Centro.

Ao longo do mês de maio, os cidadãos são convidados a conhecer, através de visitas guiadas, projetos ligados à cultura e ao património cultural que foram requalificados através de fundos europeus.

Até ao final do ano serão promovidos novos dias abertos em outras áreas de atuação do Programa Centro2030.

As visitas aos projetos contam com a participação da Comissão Diretiva do Programa Centro 2030.