Dia da Cidade de Aveiro: Relançamento do sector da industria centrou atenções na cerimónia desta manhã.

2017-05-12 15:58

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O relançamento do sector da industria na região de Aveiro, foi o tema central dos discursos desta manhã, na cerimónia de atribuição das Distinções Honorificas, no 'Dia da Cidade de Aveiro'.

Na sessão solene realizada ao final da manhã nos Paços do Concelho, António Saraiva, Presidente da Confederação da Industria Nacional (CIP), disse que vai levar à Cimeira Ibérica a mensagem de que é necessária "mais do que nunca" a ligação ferroviária entre Aveiro e Salamanca.

"Sei bem o quanto importante é para Aveiro essa ligação e também para o Norte e Centro do país. É necessária uma ligação ferroviária com o centro da Europa. Insistirei, juntamente com os meus colegas espanhóis, sobre essa ligação ferroviária. É uma prioridade nossa", sublinhou.

Ribau Esteves gostou do que ouviu. O autarca falou também na reestruturação financeira da Câmara (CMA). "Foi a grande obra" do mandato autárquico aveirense. Teve ainda, hoje, uma palavra de agradecimento aos munícipes aveirenses, ele que foi criticado pela oposição política por ter, até agora, esquecido os munícipes no papel de recuperação financeira da CMA. (com áudio)

O autarca destacou o processo de reequilíbrio da autarquia e a criação de condições para desenvolver projetos que relancem a atividade municipal.

"Concretizámos uma mudança notável e ao dispor de todos. É um trabalho que temos de continuar e estamos a continuar, agora com uma Câmara mais capaz e competente, fazendo uma gestão do atual mandato autárquico com toda a intensidade e dedicação, do primeiro ao último ano, do primeiro ao último dia, numa atitude séria e comprometida com os Cidadãos Aveirenses".

Manuel Assunção, Reitor da Universidade de Aveiro (UA), recebeu a medalha de ouro do município. À reportagem Terra Nova, falou na importância da UA, no contesto do desenvolvimento da comunidade local. A UA "é o maior empregador da região", frisou.

"Tem ainda múltiplos impactos diretos em varias áreas. É muito estruturante em muito que acontece na região. Trabalhamos em conjunto com inúmeras empresas. Todos beneficiamos com esta relação".

O candidato do PS à Câmara de Aveiro, Manuel Sousa, em declarações à Terra Nova, falou das populações periféricas que estiveram impossibilitadas de participar nas festividades, "por não terem transportes públicos para aqui".

"Essas pessoas não podem vir à cidade por não terem transporte. A cidade também não vai até elas", disse. O Dia da Cidade ficou marcado, ainda, pelas Distinções Honoríficas entregues ao Reitor da UA (medalha de ouro), Renault (prata) e ao antigo chefe do Corpo Nacional de Escutas, Norberto Correia (cobre).