"Derrapagem" no Rossio na agenda da Assembleia Municipal.

2020-07-30 11:07

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O novo concurso público para a obra no Rossio e Pontes é, hoje, escrutinado em Assembleia Municipal de Aveiro.

Este projeto de requalificação do jardim do Rossio, incluindo cave de estacionamento, terá um preço base de 11,7 milhões de euros, correspondendo a um valor superior em 1,9 milhões ao valor base do concurso anterior.

Os quase 2 milhões de euros vão para a melhoria do projeto: 840 mil euros para reforçar a “componente arquitetura”, que tem a ver com o revestimento da superfíce da futura praça, 700 mil para as obras de estabilidade estrutural do edifício em cave (estacionamento) e 200 mil para encargos com movimentação de terras.

Um processo que voltou a agitar as águas em Aveiro com a oposição e os contestatários do estacionamento subterrâneo a classificarem a obra como “buraco sem fundo”.

Ribau Esteves prepara-se para justificar a opção mantendo que este é um investimento estratégico para a retirada de viaturas da superfície.

A "derrapagem" é associada às melhorias no projeto e ao aumento de custos no setor da construção.

Quanto aos custos, o autarca não estabelece um teto sobre o máximo admissível para a obra por acreditar que à segunda é de vez (com áudio)

O autarca afirma-se tranquilo para o debate desta noite admitindo-se uma “marcação cerrada” dos partidos da oposição ao projeto e à forma como o processo tem vindo a desenvolver-se (com áudio)