Deputados do PS desafiam Salvador Malheiro a definir posição de Ovar sobre futuras Unidades de Saúde.

2022-12-16 10:11

Categoria: 

Concelho: 

Depois da concelhia do PS de Ovar também a distrital e os deputados eleitos por Aveiro manifestam oposição à integração de Ovar na Unidade Local de Saúde (ULS) do Baixo Vouga ao invés da ULS do Entre Douro e Vouga.

Os Deputados do Partido Socialista, eleitos pelo círculo eleitoral de Aveiro, Hugo Oliveira e Susana Correia, acompanhados do Presidente da Concelhia de Ovar do PS, Emanuel Oliveira, reuniram recentemente com o Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, para manifestar a sua discordância quanto à potencial inclusão da população do concelho de Ovar na ULS do Baixo Vouga.

Os deputado aprovam a reorganização com a criação daquelas duas ULS no distrito de Aveiro mas querem que seja mantida a ligação natural a Norte.

O coordenador dos deputados do PS/Aveiro, Hugo Oliveira, afirma que não é “entendível” a integração da população de Ovar na ULS do Baixo Vouga, “tendo em conta que a maioria da população daquele concelho procura os serviços do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV), quando necessita de recorrer a cuidados de saúde fora do seu local de residência”.

O deputado salientou que 15% da produção do CHEDV é respeitante a utentes de Ovar, enquanto que apenas 0,5% da produção do Centro Hospitalar do Baixo Vouga corresponde a utentes daquele concelho.

Sublinha que, tendo em conta esse “fluxo natural” de utentes, “não faz sentido forçar a integração de Ovar na ULS do Baixo Vouga, nem do ponto de vista social, nem do ponto de vista da boa gestão dos recursos públicos”.

Critica a CIRA por uma “lógica de régua e esquadro” que argumenta com a presença do concelho de Ovar na Região de Aveiro.

Hugo Oliveira argumenta que essa não tem sido a lógica de referenciação dos utentes, “antes sim a proximidade geográfica entre equipamentos e populações, como disso é bom exemplo o CHEDV que agrupa concelhos de diversas entidades intermunicipais”.

O PS discorda também do argumento de que a liberdade de opção dos utentes mitiga as dificuldades geradas pela preferência da população de Ovar pela ULS do Entre Douro e Vouga.

Ainda que concordem com a liberdade de opção dos utentes, os Deputados do PS/Aveiro admitem que um quadro de incerteza gerará dificuldades na previsão de alocação dos recursos em cada ULS.

Conscientes de que o atual diretor executivo do SNS defendeu, enquanto Secretário de Estado, que Ovar deve integrar a ULS de Entre Douro e Vouga, os deputados do PS estão confiantes de que não serão contrariadas as “dinâmicas sociais e de relação institucional e operacional” instaladas entre as administrações do Hospital de Ovar e do CHEDV.

Hugo Oliveira manifesta-se surpreendido com o que diz ser o “silêncio do Presidente da Câmara Municipal de Ovar” que acusa de ser “conivente” com a posição manifestada pela CIRA, por considerar que “lesa os interesses da população daquele Município”.

Hugo Oliveira afirma que cumpre a Salvador Malheiro esclarecer a população de Ovar qual a posição da Câmara Municipal sobre este assunto.

“Se defende a posição assumida pela CIRA ou se trabalhará para reverter esta decisão e garantir a solução mais adequada para os cuidados de saúde da população de Ovar”.