Deputados do PP falam em receios no ensino privado pela revisão de contratos de associação.

2016-03-08 20:58

Categoria: 

Concelho: 

Os deputados do CDS-PP eleitos por Aveiro, João Almeida e António Carlos Monteiro, visitaram o Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas, e ouviram sinais de preocupação pelos efeitos das alterações aos contratos de associação. Os deputados foram acompanhados por membros da Comissão Política Concelhia do partido, nomeadamente o presidente Ângelo Santos.

Durante a visita, os responsáveis pela instituição manifestaram aos deputados centristas a sua preocupação crescente face às recentes iniciativas e medidas aprovadas, no Parlamento, pelos partidos que suportam o governo, concretamente no que se refere aos contratos de associação.

O PS e os partidos que suportam o Governo, PCP e BE, aprovaram um Projeto de Resolução que recomenda a reavaliação da rede de escolas com contratos de associação, e o encerramento desses contratos com colégios privados sempre que a escola pública possa assegurar resposta.

Segundo nota divulgada pelo PP, “os responsáveis pelo Colégio de Lamas, que já foram obrigados a fazer despedimentos, defenderam a liberdade de escolha dos pais em relação aos locais onde os filhos devem estudar”, posição comum ao CDS-PP. 

João Almeida e António Carlos Monteiro reiteraram a defesa do princípio da subsidiariedade e dos contratos de associação “como forma de concretização do princípio de liberdade de decisão de aprender e ensinar”.