Deputados do PP e PSD colocaram-se ao lado de Escolas do Distrito de Aveiro com Contratos de Associação.

2016-05-09 16:47

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Deputados eleitos pelo PSD e pelo CDS-PP reuniram esta segunda-feira, em Aveiro, com responsáveis de estabelecimentos de ensino particular e cooperativo do Distrito, para analisar o apoio financeiro do Estado a estas instituições. 

João Almeida, António Carlos Monteiro e a Ana Rita Bessa (PP) estiveram reunidos, na Biblioteca de Albergaria, com todas as instituições do distrito de Aveiro que têm contrato de associação. “Falamos de ensino público e de comunidades educativas que estão a ser atacadas por razões, exclusivamente, ideológicas”, acusa o deputado do PP.

Os deputados do PSD temem que boa parte dos nove estabelecimentos de ensino particular e cooperativo do distrito de Aveiro possam vir a fechar portas se o governo mantiver a interpretação dos contratos de associação e o despacho normativo que veio agitar a comunidade educativa. Existe o receio expresso pelos responsáveis pelos estabelecimentos que cerca de 500 pessoas, entre docentes e não docentes, possam cair no desemprego.

“Estamos perante um preconceito ideológico cego, que tem de ser denunciado. Temos um ministro da Educação refém do BE, do PCP e da Fenprof, até porque este entendimento do PS quanto aos contratos de associação é muito recente” afirma Amadeu Albergaria, exortando o governo a “cumprir os contratos plurianuais assinados, para assim não permitir que seja violado o princípio da confiança que temos de ter no Estado”. Para Amadeu Albergaria, estes estabelecimentos de ensino “fazem serviço público na área da Educação”.

Salvador Malheiro, Presidente da Câmara de Ovar, sublinhou a "insensibilidade" do Governo sobre esta matéria (com áudio).