Deputados do PP defendem fim das condicionantes levantadas por "projeto" da A32 na Branca.

2016-04-26 14:18

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os deputados do CDS-PP eleitos por Aveiro, João Almeida e António Carlos Monteiro, recomendaram ao Governo a alteração do traçado do prolongamento da A32 e levantamento das condicionantes. No projeto de resolução, os deputados centristas sugerem que o Executivo abandone definitivamente a solução de traçado anteriormente prevista para o prolongamento da A32, dê instruções às entidades competentes para a revogação imediata de todas as condicionantes referentes ao prolongamento da A32 e desenvolva, em articulação com a CIRA, o projeto para um traçado alternativo.

Houve, no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, um debate que permitiu que, neste momento, todos os municípios se revejam numa solução alternativa à que é contestada e que passa pela ligação da A32 à A25, por um diferente corredor, solução essa que beneficiará os municípios do interior do distrito de Aveiro, bem como os municípios vizinhos no distrito de Viseu, deixando de sacrificar de modo desproporcionado o município de Albergaria-a-Velha e em especial a sua Freguesia da Branca. Os deputados consideram que “não se justifica a manutenção das condicionantes existentes”.

O CDS-PP, no documento também assinado por Hélder Amaral, presidente da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, lembra que o traçado da A32 sempre motivou polémica e consequentemente reações das populações afetadas e tomadas de posição de diferentes órgãos políticos. De entre todas as objeções, a que diz respeito à Freguesia da Branca, no Concelho de Albergaria-a-Velha, assumiu especial relevo.

A luta da população da Branca foi organizada, do ponto de vista associativo, pela Associação do Ambiente e Património da Branca, que foi promovendo várias iniciativas de contestação ao traçado proposto para a A32, tendo mesmo dado origem a uma Petição com mais de quatro mil assinaturas, apresentada em 2009 à Assembleia da República e discutida em Plenário.