Deputados do CDS questionam Ministra sobre meios do INEM e de urgência em Ovar.

2019-09-13 13:58

Categoria: 

Concelho: 

João Pinho de Almeida e António Carlos Monteiro questionaram a Ministra da Saúde sobre os meios de socorro do INEM, em Ovar.

O Grupo Parlamentar do CDS teve conhecimento que, esta semana em Cortegaça, Ovar, um homem de 51 anos sofreu um ataque cardíaco e que o socorro do INEM terá demorado cerca de uma hora a chegar ao local, tendo a vítima acabado por morrer.

Os deputados do CDS querem saber se a ministra confirma esta situação e que justificação apresenta para esta demora na chegada dos meios de socorro.

João Pinho de Almeida e António Carlos Monteiro questionam depois quantos meios de socorro existem em Ovar e se a ministra confirma que em Ovar se sucedem os atrasos do INEM por falta de tripulação para as viaturas e por diversas avarias mecânicas.

Noutras das questões colocadas, os deputados do CDS querem que a ministra confirme que Ovar não dispõe de uma VMER, e perguntam que medidas já tomou o Governo para atribuir uma VMER a Ovar, para dotar o INEM de tripulação em número suficiente para as viaturas e para reparar as viaturas que têm avarias mecânicas.

Os deputados do CDS questionam depois se a ministra entende, ou não, que é essencial tomar medidas para minimizar os problemas no acesso aos meios de socorro nesta região do país, se esta está em condições de assegurar que o socorro atempado das vítimas não está, de modo algum, em causa, e, finalmente, se tem o Governo prevista a reabertura de um Serviço de Urgência Básico, a funcionar em permanência, em Ovar, e quando.

"Infelizmente, e conforme o CDS tem vindo a denunciar, têm-se sucedido os atrasos do INEM na prestação de socorro a vítimas".

No caso particular de Ovar, segundo foi transmitido ao Grupo Parlamentar do CDS, "estes atrasos do INEM na resposta prendem-se com a falta de tripulação, com avarias mecânicas e com o facto de não haver uma VMER disponível".

"Importa recordar que a situação assume maior gravidade uma vez que Ovar não dispõe de serviço de urgência permanente e, nesse sentido, é crucial assegurar que a prestação de socorro por parte do INEM seja rápida e eficaz".

"É, assim, essencial que Ovar seja dotada de uma VMER".