Deputado do PSD diz que escola de Ílhavo mostra como governo falhou na educação.

2019-02-28 12:32

Categoria: 

Concelho: 

O deputado do PSD Amadeu Albergaria deu as escolas Secundária Dr. Celestino Gomes, de Ílhavo, a Escola Básica e Secundária de Fajões, de Oliveira de Azeméis, e a Escola Secundária de Esmoriz, de Ovar, como exemplos de quanto o governo “desinvestiu na educação”.

Falando no plenário no encerramento do debate sobre o investimento na educação, o parlamentar social democrata acusou o ministro de ter andado “quatro anos a enganar os portugueses”.

“O governo cativou a educação. Cativou a exigência. Cativou o sucesso educativo. Cativou o investimento nas obras escolares” acusou Amadeu Albergaria.

Vincando que a taxa de execução do investimento em obras nas escolas se ficou por uns 31,9 por cento em 2018, o deputado aveirense sublinhou que “quatro anos volvidos, a falta de obras nas escolas é aflitiva e ameaça a segurança dos alunos, a falta de funcionários agravou-se e não se resolve por anúncios de última hora, os computadores estão obsoletos, treme-se de frio, apanha-se chuva, desligam-se equipamentos, o amianto permanece, a autonomia deu lugar ao dirigismo”.

Na sua intervenção no plenário, Amadeu Albergaria acusou o ministro de ter passado “quatro anos a enganar os portugueses, quatro anos a empobrecer a escola”, quando, na sua opinião, o governo estaria obrigado a “fazer muito mais, porque o país que vos deixamos estava infinitamente melhor do que aqueles que recebemos, completamente falido, em 2011”.