Deputada Helga Correia reclama intervenção de despoluição dos rios Antuã, Ul, Ínsua e Caima.

2020-07-16 10:52

Categoria: 

Concelho: 

A deputada do PSD Helga Correia recolocou no parlamento a questão relacionada com a poluição dos rios Antuã, Ul, Ínsua e Caima, do concelho de Oliveira de Azeméis, exigindo respostas a questões que vêm sendo levantadas desde há muito. Numa audição regimental ao ministro do Ambiente e Ação Climática, a parlamentar social democrata lamentou que os focos poluidores persistam.

Na sua intervenção no Parlamento, Helga Correia fez notar que, muito recentemente, a Luságua – que opera no concelho de Oliveira de Azeméis e que tem responsabilidades de tratar as águas residuais de origem doméstica e industrial – “comunicou que não consegue identificar as descargas anormais à entrada da estação de tratamento” de Ossela, que serve dois municípios, o de Oliveira de Azeméis e o de Vale de Cambra.

A deputada aveirense frisou na sua intervenção que, para além dos problemas sentidos à entrada na estação, “os focos de poluição acontecem também a escassos metros da ETAR, onde é percetível um manto de gordura junto ao ponto de rejeição, o que levanta dúvidas quanto ao tratamento dos efluentes rejeitados”.

Helga Correia recordou que, na última legislatura, deram entrada quatro projetos de resolução, do PSD, do CDS, do BE e do PEV, que resultaram num texto final global com oito medidas concretas, do qual saiu uma resolução que recomenda ao governo que adote medidas para despoluir os rios Antuã, Ul, Ínsua e Caima.

O referido texto final, que, conforme vincou Helga Correia, “o senhor ministro bem conhece, mas nunca é de mais relembrar”, recomendava ao governo que proceda à identificação de todos os focos de poluição; apresente e implemente medidas concretas de prevenção e dissuasão de práticas ilícitas; intensifique as ações de monitorização e fiscalização nas bacias hidrográficas destes rios; verifique as condições de licenciamento e de laboração de todos os agentes poluidores; desenvolva e implemente um plano de ação de limpeza destes rios; proceda à recolha regular de amostras; e avalie, em conjunto com os municípios, a preservação do património.

“Os focos de poluição nestes rios persistem” – insistiu Helga Correia, questionando o ministro da tutela sobre se tem conhecimento e está a acompanhar esta matéria e que medidas da resolução aprovada se encontram implementadas no terreno.