Delegação do PS visita instalações da ASPEA em debate sobre futuro da educação ambiental.

2020-07-30 17:57

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Depois de PCP e BE também o PS visitou a Quinta Ecológica da Moita.

A convite da Associação Portuguesa de Educação Ambiental, que mantém um diferendo com a Câmara de Aveiro, o PS quis conhecer de perto o espaço e as dificuldades que afetam a associação.

Sobre esse diferendo que corre no Tribunal Administrativo de Aveiro para avaliar um quadro de eventuais “irregularidades” suscitadas pela ASPEA nas candidaturas e atribuição de subsídios, no âmbito do Programa Municipal de Apoio às Associações, não houve declarações.

A autarquia procura garantir a suspensão de uma providência cautelar alertando para a necessidade de fazer chegar apoios às associações e instituições em tempo de pandemia.

A ASPEA já esclareceu que a Câmara Municipal de Aveiro tem mecanismos para responder a situações de emergência através da linha Covid-19 num apoio excecional.

Esta visita da delegação socialista esteve mais centrada nas políticas ambientais.

Neto Brandão, deputado à Assembleia da República e deputado municipal, e Manuel Oliveira de Sousa, presidente do PS/Aveiro e vereador, acompanhados por representantes do secretariado e vereação, visitaram a Quinta Ecológica da Moita que surge de um protocolo de parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro e a Associação Portuguesa de Educação Ambiental para a dinamização de atividades de Educação Ambiental.

Filipe Neto Brandão reforçou que "só a consciencialização ambiental precoce poderá formar cidadãos verdadeiramente mobilizados e conscientes da importância da defesa do meio ambiente."

A importância deste tipo de espaços na oferta disponível para a educação ambiental nas escolas foi discutida entre Manuel Oliveira de Sousa e a direção da ASPEA.

Manuel Sousa entende que é importante uma “plataforma digital de gestão partilhada de espaços e equipamentos, públicos e privados, comuns” como forma de “racionalizar a sua utilização no suporte ao funcionamento das associações, mapeando e tornando visível a oferta por parte das associações e melhorando os meios de fruição desta por parte dos cidadãos das diferentes partes do concelho”.

Discutiu-se também a importância da autarquia desenvolver programas, atividades e formação na área da educação ambiental, “conjuntamente com as associações representantes dos técnicos e profissionais das várias áreas”.