Cultura, Tecnologia, Ambiente e Alma Aveirense são os pilares da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027.

2019-06-17 08:03

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Aveiro Capital Europeia da Cultura é a primeira candidatura assumida publicamente em Portugal.

O evento reuniu agentes culturais do Município, da região e alguns internacionais, em São Jacinto, no evento de apresentação.

Num hangar que serviu a aviação francesa e portuguesa, na grande guerra mundial, a candidatura falou das transformações da sociedade e da afirmação da ligação europeia.

Cultura, Tecnologia, Ambiente e Alma Aveirense são os pilares em que assenta a candidatura que Ribau Esteves diz jogar os trunfos ao longo dos próximos meses e anos.

O autarca realça a alma aveirense como “trave mestra” desta aposta que terá decisão em 2024 (com áudio)

Há seis cidades portuguesas interessadas no mesmo evento mas o autarca de Aveiro não esconde que tomar a dianteira é importante tal como o envolvimento dos 11 municípios da Região de Aveiro convidados a partilhar essa candidatura.

Ribau Esteves lembra que a resposta dos restantes autarcas foi imediata (com áudio)

A aposta na candidatura a capital da cultura surgiu de um desafio proposto pelo programador cultural, José Pina, e tem na qualificação da oferta cultural a sua meta mais visível.

Com o pontapé de saída Ribau Esteves acredita que o processo será desafiante. E no final acredita que os seis municípios nacionais candidatos sairão valorizados (com áudio).