Covid-19: Ministério do Mar flexibiliza apoios a armadores e pescadores obrigados a paragem.

2020-08-26 10:28

Categoria: 

Concelho: 

O Ministério do Mar alarga o período dos apoios aos pescadores e armadores por paragem que resulte de obrigação estabelecida pelas autoridades de saúde.

Considerando os recentes casos positivos de COVID-19 em algumas embarcações de pesca, o Ministério do Mar, liderado por Ricardo Serrão Santos, determinou proceder à alteração das 3 Portarias que regulamentam os regimes de apoio à cessação temporária da atividade de pesca dos armadores e pescadores de embarcações polivalentes, de arrasto costeiro e do cerco, aumentando o período do apoio às situações de obrigatoriedade de paragem da embarcação, porrisco de contágio a bordo.

O sistema fica mais flexível para garantir que as imobilizações possam ser apoiadas, independentemente de as embarcações em causa terem já beneficiado, ou virem a beneficiar, de um apoio correspondente a mais de 60 dias de paragem.

Para as paragens que resultem de obrigação estabelecida pelas autoridades de saúde competentes, devidamente comprovada, não se lhes aplica o limite máximo de 60 dias de paragem.

Os apoios a conceder revestem a forma de subvenção não reembolsável.

No caso do armador a compensação financeira tem por base 80 % do rendimento proveniente da atividade da pesca da embarcação objeto da operação no ano civil anterior.

Para os pescadores a compensação salarial é correspondente ao período de imobilização temporária da embarcação, fixada em 21,5 euros/dia por tripulante.

As candidaturas são apresentadas ‘online’, através do Balcão 2020 (www.balcao.portugal2020.pt).