Covid-19: “Compreendemos que se é assim que se trata um Município, uma Região prioritária, como se estará a tratar os que não são?" - Ribau Esteves.

2020-04-01 12:09

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro denuncia a falta de testes à Covid-19 e material de apoio para os Profissionais de Saúde e desmente o teor de uma notícia divulgada pela agência LUSA sobre a prioridade dada à região.

“No Município de Aveiro e apenas no que diz respeito a Lares de Idosos, são necessários testes à pandemia para 500 utentes e 350 colaboradores em 12 Lares, mas até ao momento só foram realizados 50 testes estando previstos mais 50 hoje, apenas no Lar da Santa Casa da Misericórdia, onde ainda ficam a faltar mais 90 testes, e onde já existem Idosos e Profissionais positivos e de quarentena / isolamento e já três Idosos mortos por Convid-19”, refere Ribau Esteves.

Ao contrário do propalado, o autarca diz que Aveiro não é nem de perto nem de longe a prioridade.

“Esta é a Realidade, esta é a Verdade, o que demonstra de forma clara o nível baixo de prioridade que representa esta Região e este Município no Combate ao Vírus, bem diferente do que se escrevem em notícias, embora sejam das mais afetadas no País”.

Defende que a comunicação deve ser mais cuidada para evitar tensões entre regiões do país.

“Compreendemos que se é assim que se trata um Município / uma Região prioritário/a, como se estará a tratar os que não são. Para boa gestão deste Combate e para que não existam tensões desnecessárias, defendemos que haja transparência nos números da entrega de logística do Ministério da Saúde pelo território, e meios proporcionais às circunstâncias em concreto em cada Município / Região”.

O autarca revela que já descreveu a situação ao Primeiro Ministro e com críticas às estruturas do Ministério da Saúde.

“Damos também nota pública da nossa maior preocupação com o facto de continuarmos a aguarda a chegada de um camião com material de apoio para os Profissionais de Saúde, que deveria ter chegado na quinta-feira dia 26 ou na sexta-feira dia 27 de março, mas que até hoje, quarta-feira, dia 01 de abril ainda não chegou, situação que ontem mesmo apresentei ao Primeiro-Ministro como exemplo do mau funcionamento do Ministério da Saúde no que respeita ao fornecimento de logística (EPI’s, Testes,…) às suas próprias Unidades prestadoras de serviços de saúde”.