Costa Nova acolhe o 1.º Encontro de Políticas Públicas no Envelhecimento.

2020-10-27 07:48

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Costa Nova acolhe o 1.º Encontro de Políticas Públicas no Envelhecimento.

Ação enquadrada no projeto “Tomarias Tu Ser Velho”, esta terça-feira, no Cais Criativo da Costa Nova.

O seminário é uma oportunidade para a reflexão sobre os impactos da pandemia COVID-19 nos seniores.

Vai juntar dois oradores especialistas na área do envelhecimento, representantes de vários Municípios e Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) do país que apresentarão exemplos de boas práticas municipais na área do envelhecimento e terminará com cinco debates temáticos.

Fátima Teles, vereadora com o pelouro de ação social na Câmara de Ílhavo, já considerou o tema oportuno.

Uma forma de colocar as boas práticas em evidência (com áudio)

A sessão da manhã será focada na apresentação do tema “Boas Práticas de Ageing In Place. Divulgar para Valorizar”, com intervenção de António Fonseca, da Universidade Católica do Porto, e pelas experiências e projetos dos Municípios da Chamusca, do Porto, de Santa Maria da Feira e de Oliveira do Bairro, e ainda o CLDS Anadia.

No período da tarde terão lugar cinco Mesas de Trabalho, repartidas pelas temáticas “Em tempos de COVID-19? Que políticas de envelhecimento devem ser implementadas?”; “Semana do idoso? Problemáticas e desafios”; “Aldeias/Freguesias Isoladas, como desenvolver projetos na área do envelhecimento?”; “Políticas Municipais na Área da Saúde Mental” e “Repensar as Respostas Sociais na Área do Envelhecimento".

Antes do encerramento do seminário e das conclusões finais, Gonçalo Santinha, docente da Universidade de Aveiro, apresentará o tema “O que falta fazer nas políticas municipais na área do envelhecimento?”.

A sessão de abertura está marcada para as 9h45 com intervenção do presidente da Câmara de Ílhavo, Fernando Caçoilo, e o encerramento às 16h com apresentação das conclusões.

Cumprindo as normas e as orientações da Autoridade de Saúde, o seminário está limitado a 50 inscrições.