Congresso de Negócios: "Não ataquem quem ganha. O lucro não é mau" - João Duque.

2022-12-16 08:57

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Preocupações com o financiamento da economia para a internacionalização de empresas, com a inflação, com o custo do dinheiro e com a falta de mão de obra.

Ideias que ficam do 3º Congresso Internacional de Negócios que reuniu centena e meia de empresários do distrito de Aveiro.

A sessão de abertura contou com intervenções de Fernando Paiva de Castro (Presidente da Direção da AIDA CCI), José Ribau Esteves (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro) e Bernardo Ivo Cruz (Secretário de Estado da Internacionalização).

O autarca de Aveiro salienta que modernizar o país é condição essencial para melhorar o contexto de operação das empresas.

Mas lembra que modernizar não é passar a burocracia do papel para o computador (com áudio)

Bernardo Ivo Cruz deixou mensagem de confiança na estratégia do Governo e da União Europeia.

A digitalização é uma das apostas vincadas pelo Governo que segue orientações da UE para uma economia exportadora, ambientalmente sustentável e socialmente equilibrada (com áudio).

A economia do futuro continua a exigir produtividade e os jovens têm papel relevante na formatação desse futuro mais produtivo.

Mas não pode esquecer os cerca de 40% de trabalhadores com formação básica.

Encontrar novos mercados e aproveitar oportunidades é a mensagem de João Duque.

A quebra das economias europeias, em particular da Alemã, é um fator adicional de incerteza mas existe a expetativa de poder escapar a um quadro de recessão.

Duque diz que os "peixes" que se colocarem no "dorso da baleia" podem sofrer menos e não ir tão fundo na quebra económica.

A nível interno, o docente universitário avisa para a importância de manter consistência nas políticas.

E pede coragem aos responsáveis ministeriais para que não esqueçam os bons exemplos de zonas industrializadas como Aveiro ou Braga.

Numa mensagem dirigida ao Secretário de Estado da Internacionalização, ali ao lado, deixou claro que os políticos em Portugal fazem declarações simpáticas nas visitas mas esquecem o que disseram no regresso a Lisboa onde a política muitas vezes diaboliza o lucro (com áudio)

Duque criticou ao peso do Estado na economia deixando claro que a entrega de subsídios aos portugueses, marca deste final de ano, não deveria ser motivo de orgulho.