'Conferência de Outono' realizada em Anadia sob o tema “Energia: Europa e Guerra na Ucrância”.

2022-10-03 16:49

Categoria: 

Concelho: 

O Cineteatro Anadia recebeu, no passado dia 30 de setembro, a primeira “Conferência de Outono”, subordinada ao tema “Energia: Europa e Guerra na Ucrância” que teve como principais oradores Luís Mira Amaral, Demétrio Alves e José Allen Lima. A sessão foi moderada por Vítor Santos. O evento, promovido pelo Município de Anadia, em parceria com a FNWay Consulting, tem como objetivo refletir e analisar algumas das problemáticas nacionais.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, deu as boas vindas a todos os presentes, deixando também uma palavra de agradecimento à FNWay Consulting, parceira do Município nesta organização.

A autarca realçou a importância da iniciativa e nomeadamente da pertinência do tema em debate. “Um tema muito atual, com forte impacto, tanto nas autarquias como nas famílias, face ao peso da fatura da energia”, afirmou.

Maria Teresa Cardoso sublinhou que a energia é uma das preocupações do Município. “Precoupam-nos as empresas, cujos processos de produção dependem, essencialmente da eletricidade e do gás, uma vez que são elas o motor da economia do concelho e as principais empregadoras”, referiu, dizendo ainda que “muitas famílias dependem efetivamente destes postos de trabalho”.

A edil está confiante de que estas conferências “produzirão boas conclusões” e que “as mesmas poderão chegar aos nossos governantes”. A presidente da Câmara manifestou ainda alguma apreensão relativamente às medidas que foram, recentemente, anunciadas pelo Governo para reduzir um pouco mais o consumo de energia e os apoios que poderão ser dados, considerando que “são ainda pequenas ou mesmo insuficientes e não beneficiam de todo as empresas”.

O CEO da FNWay, Paulo Ramos, agradeceu a confiança que o Município depositou na empresa para a realização destas Conferências, assim como a parceria que foi estabelecida. Na ocasião, de uma forma geral, deu a conhecer algumas formas de financiamento para desenvolver projetos de investimento na área da energia.

Seguiu-se a conferência, propriamente dita, com os oradores a analisarem e a refletirem a atual situação energética e o seu impacto na economia nacional, tendo realçado que a subida dos preços da energia já se vinha sentindo antes do início da Guerra na Ucrância, devido à retoma económica pós-Covid, mas que este conflito veio exacerbar ainda mais, refletindo-se a mesma à escala mundial.

As próximas conferências vão ter lugar a 28 de outubro, versando o “Crescimento Económico e Produtividade”, e a 18 de novembro, sobre a “Economia Circular e Descarbonização”.

A conferência de outubro terá como oradores convidados Miguel Frasquilho, Óscar Gaspar e Sandra Maximiano, sendo a mesma moderada por Diana Ramos.

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória.