'Conferência de Outono' debateu produtividade e crescimento económico.

2022-10-31 17:43

Categoria: 

Concelho: 

“Crescimento Económico e Produtividade” foi o tema da segunda “Conferência de Outono” que decorreu, na passada sexta-feira, 28 de outubro, no Cineteatro Anadia. Nesta conferência, procurou-se perceber que fatores conduzem a maior produtividade e, como tal, a uma maior dinamização da atividade.

A iniciativa, promovida pelo Município de Anadia, em parceria com a FNWay Consulting, contou com a presença dos ex-secretários de Estado do Tesouro e das Finanças e da Saúde, respetivamente, Miguel Frasquilho e Óscar Gaspar, e da economista e investigadora Sandra Maximiano, como oradores.

Na sessão de abertura, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, sublinhou a “pertinência” do tema em debate, face “à preocupação que todos temos e sentimos em relação ao crescimento económico e à produtividade”, acrescentando que “vivemos um tempo de muitas incertezas e de muita instabailidade em muitos setores criticos da sociedade”. A autarca considerou que “há necessidade de crescer e de acrescentar mais valor às exportações para podermos ser mais competitivos”.

O ex-Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, Miguel Frasquilho, defende a baixa de impostos (IRC e IRS), bem como a simplificação de procedimentos, a desburocratização e a agilização de processos como forma para aumentar a produtividade e, consequentemente o crescimento económico.

O ex-secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, focou a sua intervenção na questão prática das empresas, bem como nas políticas de produtividade. A economista Sandra Maximiano abordou a vertente da economia organizacional e comportamental, dando também a conhecer algumas das causas do fraco crescimento e o que fazer para reforçar a produtividade.

O ciclo das “Conferências de Outono” termina, no próximo dia 18 de novembro, com o debate em torno da “Economia circular e descarbonização”. Carlos Borrego, Paula Policarpo e Ana Maria Coura serão os oradores, com a moderação de Luís Mira Amaral.

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória.