Condicionamento do trânsito na envolvente da requalificação do Jardim Henriqueta Maia em Ílhavo.

2020-11-13 17:56

Categoria: 

Concelho: 

No âmbito da empreitada de Requalificação do Jardim Henriqueta Maia, a Câmara Municipal de Ílhavo informa que serão implementados condicionamentos à circulação automóvel na envolvente à obra, a partir da próxima segunda-feira, dia 16 de novembro.

Deste modo, será interrompido o trânsito na Avenida 25 de Abril, no troço compreendido entre o Pavilhão Municipal Capitão Adriano Nordeste e a Rua de Santo António (antiga EN109), sendo garantido o acesso pedonal bem como cargas e descargas. Esta intervenção tem uma duração estimada de 45 dias.

"Importa recordar que a Requalificação do Espaço Urbano Central de Ílhavo – Jardim Henriqueta Maia integra o Plano de Ação de Regeneração Urbana de Ílhavo (PARU) e está inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Município de Ílhavo (PEDU), suportada por um investimento de 1.482.970 euros, com cofinanciamento aprovado em 85% pelo CENTRO2020. A empreitada teve início a 4 de maio e tem um prazo de execução de 12 meses".

"Esta reabilitação do centro urbano é o culminar de um importante processo de reabilitação do espaço urbano no centro da cidade, iniciado em julho de 2017 com a apresentação e debate público do referido projeto, seguido, em dezembro de 2018, da aprovação, em sede de reunião de Câmara, do estudo preliminar, e, ainda, em dezembro de 2019, da abertura do processo de concurso público. O projeto contempla intervenções que preservam a identidade histórica deste espaço que integra a estátua do Bispo D. Manuel Trindade Salgueiro, o monumento de homenagem aos mortos da 1.ª Grande Guerra, a Igreja Matriz e o antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo; que projetam o uso do espaço público com novas propostas culturais, de lazer e convívio e comerciais; e que reforçam as áreas de lazer, com o parque infantil e renovado mobiliário urbano; e, principalmente, ampliam a mancha verde e o conjunto arbóreo. Além disso, haverá ainda uma regeneração do espaço urbano com o objetivo de promover uma melhor mobilidade, reduzindo a área de circulação automóvel, concebendo corredores cicláveis e alargando as áreas pedonais, com ligação preferencial à Malhada. A implementação de uma rotunda, em substituição do atual cruzamento semaforizado da Av. 25 de Abril, permitirá uma maior fluidez rodoviária. Está igualmente prevista a reformulação das redes de Águas Pluviais e de Iluminação Pública, recuperando uma zona com infraestruturas envelhecidas", é referido em comunicado.