Concurso para financiamento do ensino superior marca arranque do Programa Centro 2030.

2023-04-04 13:36

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Já está aberto o primeiro concurso do Programa Regional do Centro (Centro 2030) para o período de programação 2021-2027.

Trata-se de um concurso para apoiar os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), que constituem uma oferta educativa promovida pelo ensino superior público politécnico.

Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), explica que “este concurso marca o início do Programa Centro 2030, que dispõe de 2,2 mil milhões de euros de fundos europeus para financiar investimentos na região”.

“Em abril vamos abrir dois concursos de apoio ao investimento empresarial inovador, para os territórios de baixa densidade e para os restantes territórios da região. Para além da importância de investir na competitividade e capacidade de afirmação internacional do tecido produtivo regional, manteremos uma forte preocupação com a coesão territorial, dando continuidade à lógica dos concursos dedicados ao interior, com dotações próprias, por forma a garantir que estes territórios participam e beneficiam deste processo de reforço da competitividade empresarial regional. Os primeiros recursos disponibilizados na região são para a qualificação dos recursos humanos e para o apoio à competitividade empresarial, que são as áreas-chave para uma região mais rica e mais coesa”.

Alinhado com as prioridades da União Europeia, o Programa Centro 2030 estrutura-se em cinco objetivos estratégicos: Centro mais competitivo e inteligente, Centro mais verde, Centro mais conectado, Centro mais social e inclusivo e Centro territorialmente mais coeso e próximo dos cidadãos.

Além do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Fundo Social Europeu (FSE), o programas Centro 2030 inclui o Fundo para a Transição Justa, destinado a mitigar os impactos socioeconómicos da transição para a neutralidade carbónica resultantes do encerramento da Central Termoelétrica do Pego, através do apoio à diversificação da atividade económica do território e aos trabalhadores afetados.