Concelhias da JSD incrédulas com falta de investimento do PRR na defesa da orla costeira.

2021-03-12 08:16

Categoria: 

Concelho: 

A JSD Distrital de Aveiro e os líderes da JSD de Ílhavo e Ovar coincidem na crítica à falta de investimento na proteção da orla costeira nos mecanismos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência.

Defendem que Governo e União Europeia adotem “urgentemente” medidas de combate à erosão costeira.

Representantes dos jovens social-democratas do distrito de Aveiro lamentam “falta de sensibilidade do Governo” para um tema “decisivo para o desenvolvimento do Distrito e do país” Considerando a erosão costeira como um tema de “importância máxima para a salvaguarda dos interesses das gerações futuras”, a estrutura distrital de Aveiro da Juventude Social Democrata aprovou na passada sexta-feira, 6 de março, por unanimidade, uma moção na qual exige que o Governo e a União Europeia adotem medidas urgentes para evitar o recuo da linha de costa no distrito e no país.

A proposta, aprovada por representantes de todas as concelhias do Distrito de Aveiro, defende uma conjugação entre a “diminuição da capacidade energética do mar, através da aplicação de geotubos e/ou a construção de quebra-mares destacados submersos” e a “alimentação artificial de areias”.

“Trata-se de colocar na ordem do dia um tema estrutural para o desenvolvimento do país, ao qual, incompreensivelmente, o Governo não dedicou sequer uma linha no Plano de Resiliência e Recuperação”, lamenta Carlos Seixas, Presidente da JSD Distrital de Aveiro, considerando que o Governo “demonstrou, mais uma vez, falta de noção sobre os reais problemas com que o país se confronta”.

Já André Guimarães, Presidente da JSD Concelhia de Ílhavo, reiterou “a importância em realizar-se um debate alargado sobre a temática”, acrescentando que "no caso particular do Município de Ílhavo, com uma das zonas costeiras mais acessíveis e emblemáticas do Distrito, pensar o futuro socioeconómico do concelho não pode estar dissociado da sustentabilidade e da implementação de medidas rigorosas de mitigação e adaptação às alterações climáticas, atenuando a problemática da erosão costeira”.

O documento, que resulta de um trabalho do Gabinete de Estudos da JSD Distrital de Aveiro, contou igualmente com os contributos de diversos autarcas social-democratas do Distrito e já foi entregue a Rui Rio, Presidente do PSD.

Tiago Santos Palha, líder da concelhia de Ovar, diz que os 14 mil milhões de euros do PRR ignoram a defesa da orla costeira.

“Apesar das várias garantias dadas pelo Ministério do Ambiente de que o PRR também serviria para combater o avanço do mar na Região Centro, e em especial, no Concelho de Ovar, a verdade é que, até ao momento, o PRR ignora por completo a questão da erosão costeira”.