Complexo de Taboeira pronto para inauguração 12 anos depois do Euro 2004.

2016-12-14 14:54

Categoria: 

Concelho: 

O Complexo Desportivo da Associação Desportiva da Taboeira está concluído e pronto para inauguração,14 anos depois da saída do local onde hoje está o Estádio Municipal de Aveiro.

O Taboeira volta a ter casa com campos de relva sintética (um de futebol de 11 e outro com dois campos de futebol de 7) e um edifício constituído por balneários, sede, bar e infraestruturas de apoio.

O projeto foi concluído este Verão quando em junho de 2016 foi retomada a obra que estava parada e que depois de vários anos de avanços e recuos pode ter custado mais 300 mil euros que o previsto.

O Euro 2004 obrigou aos trabalhos de deslocalização e em 2001 foi realizado um protocolo que definia as condições em que a ADT procederia à desocupação e cedência das suas então instalações e campo.

Nesse Protocolo ficou definido que o Município se comprometia a construir e a ceder à ADT um Complexo Desportivo, a localizar na Quinta da Condessa, composto por um campo de futebol relvado, um campo de treinos anexo, balneários e sede.

Em 20 de Maio de 2003 as partes outorgaram um Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo, mediante o qual o Município de Aveiro se comprometia já não a construir mas a comparticipar financeiramente a ADT na construção do complexo, constituído por dois campos de jogos, bem como a disponibilizar terrenos, a título definitivo, para a instalação provisória dos campos.

Mais tarde, em 14 de agosto de 2009, o MA e a ADT formalizaram um novo Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo tendo como objetivo a concretização do processo de cooperação entre as partes com vista à atribuição de uma comparticipação financeira destinada a apoiar a construção do novo Completo Desportivo da Taboeira, no valor de 2.3 milhões de euros.

A construção do Complexo Desportivo da Taboeira foi iniciada em outubro de 2009, tendo a ADT contratado para o efeito a empresa EDIVISA, através de contrato assinado em 15 de agosto de 2009.

Em 2010 a obra foi interrompida por incumprimento dos pagamentos do Município à ADT para cumprimento do Contrato-Programa e consequente pagamento ao empreiteiro.

A 28 de novembro de 2012 foi estabelecido um acordo de pagamento entre as partes com o objetivo de regularizar os pagamentos em atraso mas a Câmara de Aveiro diz que esse acordo durou três mês até nova paragem nas obras por falta de pagamento.

Em junho de 2013 a obra foi reiniciada ao nível da preparação dos campos de jogos mas voltou a parar. O arranque definitivo deu-se este verão e a inauguração de domingo é encarada pela autarquia como momento de concluir um processo tortuoso.

“Com esta inauguração, a CMA cumpre o compromisso assumido desde o início do atual mandato autárquico em 23OUT13, reparando um velho passivo de cerca de 14 anos, partindo de uma obra parada e degradada, que após o desenvolvimento de um complexo processo administrativo e negocial, e de um forte investimento, concretiza e coloca ao serviço dos Jovens e dos Cidadãos, o Complexo Desportivo da Taboeira”.

A inauguração está marcada para o próximo domingo, às 11h00.