Comitiva da Murtosa visitou Alcochete em homenagem às mulheres que migraram para secas do bacalhau.

2016-03-07 10:41

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Uma comitiva da Murtosa visitou Alcochete a convite da autarquia local que evocou memória da migração sazonal das mulheres da Murtosa que trabalharam nas secas do bacalhau de Alcochete.

A sessão, incluída nas celebrações do Dia Internacional da Mulher, teve como mote a projeção, na Biblioteca Municipal de Alcochete, do documentário “As Murtoseiras nas Secas do Bacalhau de Alcochete”, produzido pelo Município da Murtosa, em 2015, que registou, para memória futura, as histórias, na primeira pessoa, de cinco mulheres, naturais da Murtosa – duas delas residentes em Alcochete – que integraram os grupos de centenas de Murtoseiras que, com maior incidência nas décadas de 50 e 60 do século XX, abraçaram a dureza deste trabalho sazonal, a 300km da sua terra natal.

Na delegação Murtoseira, que participou na iniciativa, incluíam-se uma série de senhoras que trabalharam na safra do bacalhau e que puderam reviver a memória da localidade que as acolheu, há mais de 50 anos, e das secas do bacalhau onde trabalharam, hoje desativadas.

O Vice-Presidente da Câmara, Januário Cunha, e a restante comitiva Murtoseira foram recebidos pela Vereadora da Cultura, Raquel Prazeres, e pelo Vice-Presidente do Município de Alcochete, José Luís Alfélua, filho de mãe Murtoseira.

A sessão, que encheu o auditório da Biblioteca Municipal de Alcochete, contou com a presença de muitos Murtoseiros e de descendentes de gentes da Murtosa que, por via da migração para as secas do bacalhau, acabaram por se fixar em Alcochete e que aproveitaram a oportunidade para confraternizar com o grupo que se deslocou da Murtosa.

“Com a emoção patente em muitos rostos, partilharam-se histórias e memórias de outros tempos, reencontram-se velhos amigos e descobriram-se laços familiares, numa belíssima jornada que reforçou o vínculo entre dois territórios, separados por centenas de quilómetros, mas com tanto em comum.

Do encontro ficou o compromisso, assumido pelos autarcas Murtoseiros e Alcochetanos, de dar continuidade, num futuro, a esta frutuosa ligação, com acontecimentos que motivem a aproximação das duas comunidades”.