Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora do Pranto admite divisões e dificuldades para cumprir programa.

2016-08-02 18:15

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Tardes e noites na aplicação de flores no centro de Ílhavo e uma desilusão que a comissão de festas não esquece e que promete explicar no final dos festejos em Honra de Nossa Senhora do Pranto. Carlos Figueira diz que está a enfrentar dificuldades inesperadas para levar a cabo os festejos nos dias 12, 13, 14 e 15 de Agosto.

Refere a colocação de imagens e outros artefactos religiosos na zona da Capela e a realização de uma procissão de velas que foi proibida.

Para o principal rosto da organização e presidente da Associação de Amigos de Nossa Senhora do Pranto o desejável é que no próximo ano surja uma comissão de festas autónoma para evitar divisões e barreiras criadas ao trabalho (com áudio).

“Tem havido muita confusão entre a associação e a festa porque muita gente não concorda com a associação metida na festa. Mas os estatutos são claros. Só este ano, no início, é que a comissão de festas é a mesma equipa da associação mas de futuro será apenas apoio à colocação do arco. E pode surgir outra comissão de festas”.

Os festejos incluem a aplicação de mais de 300 mil flores ao longo desta semana, nos arruamentos do centro histórico. Carlos Figueira admite que depois da destruição de arranjos que estavam guardados e que foram vítimas de um incêndio a preocupação foi refazer as peças e manter a mobilização dos cidadãos.

Admite que essa mobilização nem sempre é fácil atendendo às divisões criadas mas acredita que será possível cumprir com os festejos anunciando para depois da festa esclarecimentos sobre as alegadas divisões.

Sabe-se que na preparação da festa há intervenção da Associação recentemente criada, da comissão de festas, de uma comissão de culto e da paróquia e os festejos têm o apoio da Junta de São Salvador, de maioria Socialista, e da Câmara de Ílhavo, de maioria Social Democrata.

No próximo sábado dá-se o levantamento do Arco e, depois, segue-se o programa festivo com o festival de folclore do grupo “O Arrais”, no próximo sábado à noite, com grupos de Montemor-o-Velho, Samora Correia e com o grupo organizador.

O programa da festa segue a partir de dia 12 com animação musical, arruadas, bandas, e a Missa e a Procissão no dia 15 de Agosto.