CNE diz que votação decorreu sem incidentes de maior. Problemas numa Freguesia de Águeda.

2021-09-26 20:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

As eleições autárquicas decorreram sem incidentes de maior e apenas com pequenas situações que se foram resolvendo ao longo do dia, afirmou à Lusa o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Segundo João Tiago Machado, até às 19.45, minutos antes de encerrarem as urnas em Portugal continental e na Madeira, foram registadas cerca de 450 queixas de eleitores por causa do processo de votação, mas em consonância com eleições anteriores.

"Foi um dia cheio, mas nada de especial, felizmente sem nada de muito grave, só o típico", disse o porta-voz.

Anteriormente, a CNE indicou que foram registados problemas com boletins de voto em duas freguesias, em Águeda e Idanha-a-Nova, que continham erros e que, por isso, as eleições nestas duas localidades foram adiadas por duas semanas.

Até às 16 horas, a afluência às urnas situava-se em 42,34%, abaixo do valor registado há quatro anos (44,39%), segundo a CNE.

Portugal tem 9.323.688 eleitores inscritos, menos do que nas autárquicas anteriores, em 2017, em que estavam registados pouco mais de 9,4 milhões.

De entre os inscritos, 29.814 são cidadãos estrangeiros, 13.924 dos quais naturais de Estados-membros da União Europeia e 15.890 de países terceiros, nomeadamente Cabo Verde, Brasil, Reino Unido e Venezuela.

 

 

 

Fonte: Lusa